Dia do Professor: Globo, Record e SBT abordaram o tema em suas novelas


Professores de novelas da Globo, Record e SBT (Foto: Reprodução)
Professores de novelas da Globo, Record e SBT (Foto: Reprodução)

15 de novembro é comemorado o Dia do Professor, e o papel de educar foi abordado em várias novelas cuja temática girava em torno dos personagens que viviam na escola. Tanto a Globo quanto a Record e o SBT já fizeram e continuam fazendo folhetins nesse estilo.

Gabi Prado é acusada de agressão e A Fazenda toma difícil decisão

Várias tramas, não apenas as juvenis, tiveram o cotidiano do colégio como pano de fundo para ambientar as suas respectivas narrativas. É por isso que o TV Foco elencou algumas delas e alguns professores marcantes que fizeram parte da infância de nós telespectadores.

Confira as principais:

MALHAÇÃO: Apesar de algumas temporadas terem sido ambientadas em academias ou escolas de arte, a essência de Malhação está no colégio. Quem não lembra do inesquecível Múltipla Escolha ou Primeira Opção?

Veja também

Camila Morgado é a professora de Malhação (Foto: Reprodução)

Foram inúmeros os professores que passaram pela trama, mas a atual personagem da atriz Camila Morgado tem defendido com maestria o seu papel.

CORAÇÃO DE ESTUDANTE: A novela das seis mostrou que não era apenas Malhação que girava em torno da vida estudantil.

Fábio Assunção era professor na novela da Globo (Foto: Divulgação/Globo)

Em Coração de Estudante, o personagem Eduardo (Fábio Assunção) era um professor universitário de uma pequena cidade e o protagonista da trama, que girava em torno de vários estudantes, de diversos cursos. Havia até uma república…

CABOCLA: Na trama das seis, a personagem de Carolina Kasting era Mariquinha, uma professora que dava aulas aos alunos da cidade. Na mesma história, ela ainda começou a dar aulas para adultos que também queriam aprender a ler e escrever.

Atriz foi professora em Cabocla (Foto: Divulgação)

MULHERES APAIXONADAS: A novela das 8 de 2003 também contava com vários professores e alunos, já que a Helena, de Manoel Carlos, na época, era a diretora de uma escola de segundo grau do Rio de Janeiro.

Alunos de Mulheres Apaixonadas (Foto: Reprodução)

Vários conflitos entre os estudantes eram mostrados na trama, inclusive a homossexualidade. Teve também espaço para os conflitos dos professores, como foi o caso da icônica Santana (Vera Holtz), que tinha problemas com o álcool.

Santana é lembrada até hoje (Foto: Divulgação)

CHOCOLATE COM PIMENTA: Na primeira fase da memorável novela das seis, a personagem Ana Francisca começou a estudar na escola da cidade e até sofreu bullying por parte dos demais alunos, sendo chamada de “Maria Mijona” 😂

Olga humilhava Aninha Francisca (Foto: Reprodução)

BICHO DO MATO: Bicho do Mato também contava com vários universitários, professores e geólogos de uma faculdade, que iam até o pantanal para estudar na prática a questão das pedras preciosas do local.

CIDADÃO BRASILEIRO: Na trama de 2006, a principal professora era interpretada pela atriz Luisa Tomé, a Teresa, que lutava contra os políticos para manter as suas escolas rurais, voltadas para os pobres camponeses.

Professora se envolvia com rapaz mais novo em Cidadão Brasileiro (Foto: Reprodução)

Ao longo da trama, ela acabava sendo morta pela Ditadura Militar, bem como vários jovens guerrilheiros.

ALTA ESTAÇÃO: A novela girava em torno de seis jovens universitários e era uma espécie de “adaptação” de Malhação, da Globo. Ela foi escrita por Margareth Boury, a mesma autora da versão brasileira de Rebelde.

Personagens de Alta Estação (Foto: Reprodução/Record)

REBELDE: Falando em Rebelde, não podemos esquecer a novela queridinha dos brasileiros. A trama contou com duas temporadas, entre os anos de 2011 e 2012, e abordava várias questões pertinentes no mundo dos adolescentes, como as difíceis relações familiares, alcoolismo, anorexia, entre outros.

Elenco de Rebelde com a sua autora (Foto: Reprodução)

O ator Eduardo Pires era o professor mais querido dos alunos.

Eduardo Pires era o professor (Foto: Reprodução/Record)

CARROSSEL: A novelinha do SBT girava em torno das crianças, mas a personagem principal era a Professora Helena, cujo amor pelos alunos era incondicional. A trama marcou o início das novelas infantis da emissora de Silvio Santos e fez tanto sucesso que a faixa permanece até hoje.

Professora Helena em Carrossel (Foto: Reprodução)

NOVELAS INFANTIS: Praticamente todas as novelas infantis seguintes do SBT seguiram com a temática da escola, em Chiquititas, Cúmplices de Um Resgate, Carinha de Anjo, cujas professoras eram freiras, e agora, em As Aventuras de Poliana, que trouxe a temática para o universo teen.

Gostou? Siga o Lucas Medeiros no Instagram clicando aqui!

🚨 BBB24: Premonição de Davi + Sensitiva crava desfecho assustador para Cunhã e Matteus + Buda foge da ex    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Twitter: @luccasmeddeiros Contato: [email protected]