PROIBIÇÃO!

Bactéria fatal: Ordem da ANVISA e proibição contra marca de queijo popular e que pode estar na sua geladeira

23/05/2024 às 10h41

Por: Taís Araújo
Imagem PreCarregada
A proibição da ANVISA contra queijo que pode estar na sua geladeira - Foto: Internet

A marca foi arrancada dos supermercados às pressas após identificação de uma bactéria grave à saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sem dúvida alguma, é um dos principais órgãos quando o assunto se trata de qualidade e segurança dos produtos e serviços aos consumidores. Sempre que percebe alguma irregularidade, a autarquia entra em cena com determinações cruciais, como foi o caso com uma marca de queijo que pode estar na sua geladeira.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Antes de mais nada, é válido dizer que o queijo é uma ótima fonte de proteína, cálcio e bactérias que ajudam a regular o intestino. Além disso, é claro, o ‘amarelinho’ possui um sabor que consegue conquistar o paladar de todos.

Mas, uma marca tradicional de queijo acabou sendo alvo da ANVISA após constar irregularidades que oferecem risco à saúde. De acordo com informações do portal G1, da Globo, em nota divulgada em 15/06/2023, uma bactéria que pode causar diarreia grave foi encontrada em quantidade acima da permitida em um queijo tipo mineiro de Santa Catarina.

Vale dizer que, casos persistentes de diarreia podem levar à desidratação, febre, letargia, desnutrição e até morte.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


O lote onde a bactéria foi achada tem data de fabricação em (29) de março de 2023 e vencimento (29) de junho de 2023, conforme a Vigilância. A notificação foi publicada no Diário Oficial.

Veja também

Queijo – Foto: Internet

A mesma fonte destacou que, os lotes reprovados pela ANVISA, precisaram ser recolhidos urgentemente das prateleiras dos supermercados.

Lucélia Scaramussa Ribas, diretora de Vigilância Sanitária do Estado, enfatizou que não devemos consumir produtos se o resultado do monitoramento trouxer qualquer risco à saúde.

“Fica a critério do consumidor que possuir o produto do lote avaliado realizar o descarte do mesmo ou entrar em contato via SAC da empresa fabricante e/ou com o estabelecimento comercial onde foi adquirido o produto para obter informações sobre possíveis encaminhamentos a serem dados ao produto”, disse ela.

Além disso, é importante frisar que a empresa Fazenda Velha, responsável pelo queijo, emitiu um comunicado ao G1 informando que já tinha conhecimento do incidente e que tomou “medidas imediatas para resolver a situação”.

Para quem não sabe, a empresa é uma das queridinhas dos consumidores pelos produtos excelentes e de dar água na boca. Sua característica principal é satisfazer o cliente com itens acima da média.

Marca de queijo foi arrancada do mercado (Reprodução/Internet)
Marca de queijo foi arrancada do mercado (Reprodução/Internet)

Confira a nota empresa abaixo:

“Gostaríamos de esclarecer que já tínhamos conhecimento desse incidente e tomamos medidas imediatas para resolver a situação.

Conforme mencionado, nossos vendedores foram prontamente notificados e orientados a retirar todos os produtos desse lote das áreas de venda há um mês atrás. A segurança e a satisfação dos nossos consumidores são de extrema importância para nós, e buscamos sempre garantir a qualidade de nossos produtos.

Informamos que todas as unidades afetadas foram devidamente recolhidas e descartadas de acordo com os protocolos adequados. Além disso, realizamos uma revisão completa dos nossos processos de produção e qualidade para evitar a ocorrência de problemas similares no futuro.

Gostaríamos de esclarecer que, após uma análise aprofundada, identificamos que a falha no processo de pasteurização pode ter sido ocasionada pela pressão de vapor, resultando na queda de temperatura durante o processo. Reconhecemos a importância de um controle rigoroso desses parâmetros e estamos trabalhando para aprimorar nossos sistemas e prevenir ocorrências semelhantes no futuro.

Ressaltamos que todas as análises microbiológicas realizadas em queijos coletados pela inspeção estadual estão em conformidade com a legislação vigente. Nossa prioridade é garantir a segurança dos produtos que oferecemos aos nossos consumidores, e estamos comprometidos em cumprir todas as exigências regulatórias.

Pedimos desculpas pelo inconveniente causado e agradecemos pela compreensão e confiança depositada em nossa marca. Caso você ainda tenha alguma dúvida ou preocupação, pedimos que entre em contato conosco pelos canais de atendimento disponíveis. Estamos à disposição para esclarecer qualquer questão adicional”.

Queijo contaminado (Reprodução/Internet)
Queijo contaminado – Foto ilustrativa

SITUAÇÃO HOJE

Vale dizer que, atualmente, a empresa de queijo segue em atividade normal, visto que, o problema encontrado pela ANVISA foi apenas nos lotes citados e até a marca regularizar a situação.

É saudável comer queijo?

O queijo é uma ótima fonte de proteína e cálcio e bactérias que ajuda a regular o intestino. Para quem possui intolerância a lactose e gosta de queijo, optar por queijos mais amarelos e envelhecidos como o parmesão é uma solução

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.