Motoristas são surpreendidos com comunicado do Detran-SP e dispensa de pagamento do IPVA acerta em cheio essa lista de beneficiários
Já está na época de começar a se preocupar com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Afinal, o imposto já está sendo cobrado em todo o país.
Mas, ao menos para os motoristas de São Paulo, nós temos uma excelente notícia. O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) expôs que está isento do pagamento em 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que em estados, há algumas exceções que dispensam o pagamento. Acaba sendo um grande presente ao Bolso.
O time de especialistas em trânsito do TV Foco, a partir de informações coletadas dentro do site oficial do Detran-SP, expõe agora quem não pagará IPVA.
PRESENTÃO EM 2025
- É uma lista que já tem outro problema para lidar;
- Acaba sendo um grande alívio para o bolso;
- Inúmeras pessoas poderão solicitar o benefício;
- Saiba como fazer isso.
NADA DE IPVA EM 2025
Quem teve o carro furtado e fez o boletim de ocorrência, não paga o IPVA. Além disso, após a realização do BO as informações vão parar no Detran-SP, então, é automático.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$15,6BI: Rival do Assaí chega com unidade gigante no shopping Flow Mall em Curitiba, PR, para aniquilar rivais
● Isenção em vigor: BH Shopping crava presentão GRÁTIS em 2 passos para salvar lista de clientes de MG
● Poupança corre risco de confisco no Brasil? Comunicado do Governo revela real a clientes Caixa, Bradesco e+
Dessa maneira, automaticamente vão para o sistema da Secretaria da Fazenda para efeito da dispensa do pagamento do IPVA. Mas, é claro que pode acontecer do sistema falhar e com isso, precisa solicitar.
Basta acessar o site www.ipva.fazenda.sp.gov.br e no canto superior esquerdo, selecione Download > Pedido de reconhecimento de imunidade, isenção ou dispensa do IPVA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Então, inserir os dados que pede. Como já tem o boletim de ocorrência, você não terá problema para ter o benefício aceito. Será um alívio, já que você já terá que lidar com o roubo do seu carro.
REGRAS
Mas, é necessário saber que tem algumas regras que fazem parte na hora de pedir a isenção. Elas estão listadas abaixo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- O evento ocorreu no território do Estado de São Paulo em 2008 – a dispensa do pagamento do IPVA tem início a partir do mês imediatamente seguinte ao da ocorrência.
- O evento ocorreu no território do Estado de São Paulo em 2009 ou após – a dispensa do pagamento do IPVA tem início no mês da ocorrência.
- O evento ocorreu em outra unidade da Federação – a dispensa do pagamento do IPVA tem início a partir do ano seguinte ao da ocorrência.
CONCLUSÕES FINAIS
Detran-SP confirmou que não é necessário se preocupar em pagar o IPVA se seu carro for furtado. Mas, para ter direito a isenção, é necessário fazer o boletim de ocorrência. Além disso, tem outras regras que você precisa atender.
QUEM ESTÁ ISENTO DE PAGAR O IPVA?
Carros com mais de 10, 15 ou 20 anos de fabricação, dependendo do Estado, não precisam mais se preocupar com o pagamento.