FIM

Dívidas e portas fechadas: Fim de 3 shoppings em SP tão populares quanto o Iguatemi devasta paulistas

21/02/2025 às 16h30

Por: Rafael Silva
Imagem PreCarregada
Fim de shoppings em SP - Foto Reprodução Internet

Saiba tudo sobre o fim de 3 shoppings em SP tão populares quanto o Iguatemi, deixando milhares de clientes sem chão

3 shoppings populares e famosos de SP, com milhares de clientes e pessoas que frequentavam os locais todos os dias para fazer compras, infelizmente deram adeus de vez ao mercado. Assim, eles se despediram de vez do público, marcando uma geração inteira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As informações são da Wikipedia, que divulgou a notícia no seu site oficial. Agora, o time de especialistas no TV Foco traz os detalhes. Tudo de acordo com o informado pelo portal. Além disso, com a sua própria redação.

Shopping Capital

Primeiramente, foi a vez do Shopping Capital, localizado na avenida Paes de Barros, no distrito da Mooca, zona leste da cidade de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O shopping está fechado há 13 anos (Reprodução: Karina Lignelli)
Shopping fechado há 13 anos (Reprodução: Karina Lignelli)

Após vários anos de funcionamento, o local foi interditado e lacrado pela Subprefeitura da Mooca devido à falta de habite-se e licenças de funcionamento, em junho de 2012

Assim, o local viu o seu fim chegar, com 14 lojas que ainda funcionavam no centro se despedindo de vez do mercado paulista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Shopping Center Matarazzo

Em seguida, foi a vez do famoso Shopping Center Matarazzo. Devido a uma briga interna entre a família Matarazzo e o conhecido Grupo Pão de Açúcar, a loja principal foi fechada na época. Isso causou grandes prejuízos à rede de varejos, com dívidas e problemas administrativos.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Shopping Center Matarazzo (Foto: Reprodução / Internet)

Já em 2002, devido a brigas na justiça, causadas por uma ordem de despejo expedida pelos novos proprietários do local, o shopping local teve que fechar as portas de vez.

São Paulo Mart Center

Por fim, o São Paulo Mart Center, localizado na zona norte da cidade de São Paulo, também foi mais um ponto aclamado que deu adeus aos paulistas.

Após anos de existência, em 2011, todas as lojas encerraram as suas atividades. Desse modo, o Mart Center foi desativado, sendo usado apenas para eventos e shows. Assim, o local passou a ser cada vez menos frequentado pelo público, caindo no esquecimento do mercado.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
O Shopping era um dos maiores da cidade na época (Reprodução: Internet)

Clique aqui para saber mais a respeito de shoppings famosos.

Quais são as maiores empresas de varejo do mundo?

De acordo com o site Comschool, estas são as maiores empresas varejistas do mundo:

  • Amazon (1634,2 bilhões de dólares);
  • Alibaba (629,7 bilhões de dólares);
  • Walmart (407,8 bilhões de dólares);
  • Home Depot (286 bilhões de dólares);
  • Nike (222,1 bilhões de dólares);
  • Pinduoduo.com (217,9 bilhões de dólares);

Conclusões finais

Por fim, os shoppings se despediram de milhares de paulistas da região, causando tristeza e frustração a milhões de clientes. Assim, restaram apenas lembranças dos seus anos de auge e alta nas vendas.

Shoppings
shoppings abandonados
shoppings de São Paulo

Autor(a):

Eu sou Rafael Silva, tenho 28 anos e sou Arquiteto e Urbanista por formação pela Universidade Potiguar. Viciado em estar por dentro de tudo que acontece, sou Redator Web por vocação. Sempre foi apaixonado por escrita e leitura e me encontrei no mundo do entretenimento. Acompanho a vida dos famosos e celebridades diariamente pelos seus perfis das redes sociais e faço matérias sobre as fortunas dos artistas e suas mansões elegantes . Adoro jogar vídeo game e assistir séries e filmes. Minhas redes sociais são: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.