Aposentadoria aos 50 e saque de R$ 5 mil por mês: Doença comum libera 2 benefícios no INSS

Diagnóstico pode antecipar a liberação do benefício para uma longa lista de cidadãos, de acordo com as regras do INSS.

09/05/2025 21h56

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Diagnóstico garante aposentadoria antecipada no INSS (Foto: Divulgação)

Diagnóstico pode adiantar a liberação do benefício para uma longa lista de cidadãos

Você sabia que algumas doenças garantem a antecipação da aposentadoria do INSS? Sim, é verdade! Algumas delas, consideradas comuns pela medicina, atingem boa parte da população brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o IBGE, a hérnia de disco afeta aproximadamente 5 milhões de pessoas no país. E, apesar de muita gente desconhecer a informação, o diagnóstico está oficialmente incluído na lista da Previdência.

Quando a doença deixa o trabalhador incapaz de seguir no mercado de forma total e permanente, ele pode buscar pelo direito da aposentadoria por incapacidade no INSS. No entanto, é preciso comprovar a incapacidade através da perícia médica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS
O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

Afinal, como funciona?

Para ter acesso ao benefício, é necessário atestar que a condição afeta diretamente a capacidade de trabalho de maneira irreversível. Isso, claro, exige uma documentação específica, detalhada e precisa, que comprove não apenas a gravidade da hérnia de disco, mas também a relação direta com a incapacidade.

A perícia médica do INSS, então, decide se o cidadão tem direito ao benefício. Segundo a advogada previdenciária Ingrid Magalhães, existem 2 pontos essenciais para garantir o bem-estar do trabalhador nesse tipo de situação: o benefício liberado antes dos 50 anos e um salário que pode passar de R$ 5 mil.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Mas, é preciso estar dentro de alguns critérios para chegar à faixa salarial. Além da comprovação médica, outro requisito é que o segurado tenha cumprido a carência de 12 meses de contribuições ao INSS.

Caso a incapacidade seja temporária, o cidadão pode ter direito ao auxílio-doença durante o período em que estiver impossibilitado de trabalhar. Por isso, é fundamental reunir toda a documentação necessária e buscar orientação adequada para garantir que seus direitos sejam reconhecidos pelo instituto nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS
Lista de doenças garante a antecipação da aposentadoria do INSS por incapacidade (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

  • Em resumo, uma lista de doenças garante aposentadoria antecipada no INSS;
  • Entre elas, a hérnia de disco, caso o cidadão comprove incapacidade de trabalhar;
  • A documentação detalhada deve comprovar gravidade e relação com incapacidade;
  • O INSS exige uma perícia que avalia condição e decide sobre a liberação do benefício;
  • No entanto, existe uma carência mínima de 12 meses de contribuições à Previdência;
  • No caso de incapacidade temporária, o cidadão pode garantir direito ao auxílio-doença.

+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre os benefícios do INSS!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.