CONFIRA AGORA MESMO

ATENÇÃO: Quem possui alguma destas doenças pode solicitar aposentadoria imediatamente no INSS

25/05/2024 às 20h25

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
INSS garante aposentadoria imediata caso o cidadão tenha algumas dessas doenças (Foto: Reprodução/ Internet)

Brasileiros que possuem alguma dessas doenças podem solicitar aposentadoria no INSS agora

Se você ainda não sabe, quem cuida da seguridade social do nosso país é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sendo o responsável pela aposentadoria de milhões de brasileiros. Inclusive, existe um rol de doenças que garantem que o brasileiro que a possui possa receber mais cedo seus benefícios previdenciários.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Se aposentar por idade é o sonho da maioria dos brasileiros, sejam eles já na terceira idade o que possuem algo determinante que o impeça de efetuar atividades laborais. Sendo assim, é correto afirmar que, existem pessoas que podem se aposentar antes da idade mínima, e essas são as que possuem algumas doenças que mostraremos a seguir.

Trata-se da modalidade de aposentadoria é por incapacidade permanente, antiga ‘aposentadoria por invalidez’. Para quem não sabe, esse benefício é pago para os trabalhadores que, devido alguma enfermidade ou acidente, ficaram incapacitados de exercerem suas funções e precisaram se afastar definitivamente de suas atividades.

INSS (Foto: Reprodução/ Internet)
Previdência Social do INSS (Reprodução: Previdência Social)

Dessa forma, a liberação desse tipo de benefício depende da realização de uma perícia médica. Sendo, além da realização de um requerimento, preciso passar por um exame criterioso aonde será constatado a existência da doença ou incapacidade. Segundo as novas determinações do INSS, veja a seguir as doenças que dão direito ao recebimento da modalidade.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Rol de doenças que garantem aposentadoria

  • Acidente vascular encefálico agudo;
  • Abdome agudo cirúrgico;
  • Hanseníase;
  • Cegueira;
  • Tuberculose ativa;
  • Transtorno mental grave;
  • Doença de Parkinson;
  • Cardiopatia grave;
  • Neoplasia maligna (câncer);
  • Nefropatia grave;
  • Hepatopatia grave.

Além dessas, também podemos acrescentar na lista esclerose múltipla; paralisia irreversível e incapacitante; espondilite anquilosante; estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante); síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids); contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada.

Veja também

É muito importante salientar que o direito à aposentadoria por invalidez não depende da função trabalhista do beneficiário, desde que ele esteja contribuindo de maneira regular e atenda alguns critérios como ser permanentemente incapaz de trabalhar e comprovar a incapacidade por meio de uma perícia médica feita pelo INSS.

Precisa passar pela perícia médica para constatar a incapacidade (Reprodução: Internet)
Precisa passar pela perícia médica para constatar a incapacidade (Reprodução: Internet)

Além disso, cumprir uma carência mínima de 12 meses. Estar trabalhando no serviço público ou contribuindo para a Previdência Social no momento em que ocorreu a incapacidade ou estar no período de qualidade de segurado, no caso dos segurados do INSS. Para então poder ter acesso à modalidade.

Como solicitar esse tipo de aposentadoria?

Para dar entrada no processo de solicitação da aposentadoria por invalidez é preciso então acessar o site ou aplicativo Meu INSS, da Previdência Social, e em seguida, clicar na aba “Perícia Inicial”. Ao acessá-la seguir as instruções da plataforma digital.

Através do Meu INSS dá para conferir todas as informações (Reprodução: Internet)
Através do Meu INSS dá para conferir todas as informações (Reprodução: Internet)

Após concluir o procedimento e o beneficiário ser aprovado para fazer sua análise documental pela “Perícia Médica”, aparecerá em uma tela as opções de melhor local para o recebimento dos valores do benefício.

Quando o INSS foi fundado?

O INSS, um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990. Segundo o portal ‘O Globo’, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas estão recebendo o pagamento da Previdência neste ano de 2024.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.