BOA NOTÍCIA

ADEUS IPVA: Donos destas MOTOS recebem grande notícia e já podem comemorar o FIM do imposto

21/05/2024 às 10h33

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
IPVA dessas motos não precisam mais (Foto: Divulgação)

Essas motos agora estão livres do pagamento do IPVA e você precisa saber

O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo anual pago por proprietários de veículos de todo o país. Entretanto, quem é dono de moto e carro costuma temer esse pagamento em função do preço. Nessa matéria, daremos uma dica especial de alguns modelos de duas rodas que estão isentos.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Acontece que no Brasil, modelos antigos de motos não pagam mais IPVA. No entanto, a idade de cada motocicleta com direito a isenção varia entre os estados Brasil afora. Geralmente, modelos com 15 anos ou mais são isentos da cobrança, mas cada caso é um caso. As informações, vale dizer, são do portal Motonline.

  • 10 anos: Amapá e Rio Grande do Norte
  • 15 anos: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Mato Grosso do Sul.
  • 18 anos: Mato Grosso
  • 20 anos: São Paulo, Paraná, Acre, Alagoas e Rio Grande do Sul.
  • 30 anos: Santa Catarina, Tocantins. Minas Gerais entra na regra, mas exige que sejam emplacados com placa preta.

Dessa forma, citaremos algumas motos que estão livres do pagamento do IPVA. No Amapá e Rio Grande do Norte, os modelos de motos abaixo de 2014 já não pagam mais IPVA em 2024. Assim, motocicletas como as populares Yamaha Crosser e PCX 150 estão livres da cobrança. Até a lendária Hornet.

Nos estados em que a faixa é de 15 anos abaixo, os modelos fabricados antes de 2009 já não pagam mais IPVA. Curiosamente, foi o ano de lançamento da Honda CB 300R. Ou seja, nestes locais a street da Honda é isenta do imposto, bem como qualquer outra moto produzida até 2009. Uma ótima notícia.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Qual a moto mais barata do Brasil?

Segundo o portal Autopapo, a moto mais barata do Brasil é a Shineray Worker 125. Esta pequena que foi lançada pela chinesa em 2021 já chegou ao mercado com esse objetivo de preço baixo, comparando com as concorrentes.

Veja também

🚨 Luto! Bozo morre + Polícia investiga mort3 de Nahim como ass@ssin@to + Tati puxa tapete de Eliana?   

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.