TV Foco

Doria Jr. demite Ramon Ronê do "Aprendiz 7" por falta de sinceridade

O “Aprendiz Universitário 7” desta terça-feira (25) eliminou o estudante Ramon da competição. A equipe vencedora foi a Avan, das estudantes Samara Schuch e Gabriela Gaspari, que finalmente conseguiu desbancar a concorrente Up, de Rodrigo Solano, Ramon Ronê e Caio Delforno.

A três semanas da final, nesta tarefa os estudantes tiveram que planejar uma ação de vendas e divulgação de pilhas de uma marca famosa em dois supermercados, pontos de grande circulação popular. O objetivo dos aprendizes era evidenciar a principal característica do produto: a durabilidade da pilha em relação às outras existentes no mercado. Veja como ficaram divididas as equipes Up e Avant:

Avant
Líder: Samara Schuch
Vice-líder: Gabriela Gaspari
Equipe: Samara Schuch e Gabriela Gaspari

Up
Líder: Caio Delforno
Vice-líder: Rodrigo Solano
Equipe: Rodrigo Solano, Ramon Ronê e Caio Delforno

O briefing recebido pelas equipes enfatizou as vantagens do produto. Com as informações em mãos, os jovens aprendizes tiveram que formular uma abordagem e estratégia de venda bem-sucedida para vencer a prova.

A equipe Avant investiu em ações promocionais para a venda de pilhas no supermercado. Samara e Gabriela atentaram para o fato de que o cliente é um dos patrocinadores da Copa 2010. Por isso, montaram um estande e ofereceram brindes aos consumidores, como uma camiseta e bolas de futebol da seleção brasileira, autografadas pelo goleiro Júlio César. Já a Up trabalhou com a estratégia de vender as pilhas e oferecer prêmios menores aos clientes, como chaveiros e canetas.

Ao visitar os universitários em seus campos de trabalho, a gerente da empresa de pilhas notou que a Up não tinha material gráfico ou qualquer tipo de ação de comunicação para promover o produto. Os conselheiros David Barioni e Cristiana Arcangeli concordaram com a gerente e entenderam que os integrantes da Up foram preguiçosos.

Antes de anunciar os vencedores, João Doria Jr. disse aos universitários que a equipe vencedora seria premiada com uma viagem à África do Sul. Após algumas considerações dos gerentes da empresa sobre a prova, Doria deu à equipe Avant a vitória, que comemorou muito, já que o grupo vinha de quatro derrotas consecutivas. Samara Schuch e Gabriela Gaspari foram ao continente africano onde participaram de festas locais, um safári noturno e uma apresentação de canto de crianças locais. Ambas se emocionaram muito durante a viagem.

Já na sala de reunião, o descaso com o cliente e com a tarefa foi apontado como o principal motivo para a derrota da Up, segundo João Doria Jr. Os conselheiros de Doria entenderam que os rapazes do grupo estavam se protegendo, já que nenhum deles acusou um ao outro durante a etapa de demissão. Os estudantes se esquivaram e não admitiram a tal proteção.

Na segunda parte da sala, os participantes foram questionados por Doria sobre o motivo de estarem no “Aprendiz”. Rodrigo Solano, Ramon Ronê e Caio Delforno afirmaram em seus discursos que o objetivo principal era trabalhar com o empresário e tornarem-se grandes líderes. João Doria Jr. não gostou das respostas e entendeu que Ramon não estava sendo suficientemente sincero em suas palavras e, por isso, o demitiu. Logo depois, Doria Jr. ainda avisou que não permite “funcionários mentirosos em sua empresa” e que Ramon estava sendo demitido, “sobretudo por ter exacerbado na falta de sinceridade e por conluio”. O estudante agradeceu a oportunidade e se despediu amigavelmente dos líderes e colegas.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Deivison Lima

Escreve sobre Televisão desde 2008