Entrevistas Órfãos da Terra

Duca Rachid e Thelma Guedes chegam com Órfãos da Terra e prometem alavancar a audiência da Globo

Thelma Guedes e Duca Rachid, autoras de Órfãos da Terra
Thelma Guedes e Duca Rachid, autoras de Órfãos da Terra (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow)
Saiba todos os detalhes da nova atração da Globo: Órfãos da Terra

No próximo dia 02 de abril, a Globo irá estrear sua nova novela das seis, Órfãos da Terra. Há duas semanas a emissora promoveu a festa de lançamento da trama e o TV Foco esteve presente. Nós já podemos adiantar que a novidade será cativante para os noveleiros de plantão e a audiência do horário promete explodir.

+ Saiba como serão as primeiras cenas de Kaysar em Órfãos da Terra, nova novela das seis da Globo

CONHEÇA A NOVA TRAMA GLOBAL

Diversas culturas, crenças, sonhos, sotaques e uma só nação: o Brasil. Surpreendidos pela paixão e fugindo de uma nação em guerra, Laila (Julia Dalavia) e Jamil (Renato Góes) desembarcam no país para tentar viver o amor que os uniu ainda no Oriente Médio. Ela, uma refugiada síria. Ele, libanês, empregado do poderoso sheik Aziz Abdallah (Herson Capri), que tomou Laila à força, como uma de suas esposas.

No pano de fundo dessa história de amor, o universo de pessoas de diversos lugares do mundo, refugiados de guerras, fugindo de perseguição política ou religiosa, ou ainda deslocados por razões econômicas ou acidentes naturais. Órfãos da Terra mostra que essas pessoas vieram, vêm e continuam vindo para o Brasil, um país que tem por tradição o acolhimento e o convívio pacífico entre as diferenças, para recomeçarem suas vidas. E que, apesar das dificuldades, trazem um patrimônio cultural que nos enriquece e constitui. Uma só ancestralidade vivendo sobre a mesma terra.

+ De volta, Carol Castro interpretará viúva que se apaixonará por homem casado em Órfãos

Entrevista com as autoras Duca Rachid e Thelma Guedes

Como surgiu a inspiração para construir a história de Órfãos da Terra?

Thelma GuedesHouve um período em que, a todo momento, chegava uma notícia, uma imagem, uma reportagem nova sobre o conflito no Oriente Médio, e isso nos tocou bastante. Eu sou filha de nordestinos – meus pais vieram para o Sudeste para fugir da seca do Nordeste. Eles também se sentiam como refugiados. Estamos fazendo uma novela amorosa, humana. É um novelão, com vilão, tramas se desenrolando, e, nesse contexto, tem a questão do refúgio.

Duca RachidA gente ficou muito sensibilizada com as histórias que vinham não só da Síria, como da África. Também pelo fato de sermos descendentes de imigrantes. Meu avô era libanês. Minha avó veio de Portugal. Minha família é metade árabe, metade portuguesa. Ao pesquisar sobre esse assunto, tivemos contato com histórias de pessoas de vários lugares, ouvimos relatos impactantes, e isso foi nos comovendo muito. A gente foi pensando em como contar essa história do ponto de vista do folhetim, da influência cultural e da história de superação dessas pessoas, que é muito bonita. Órfãos da Terra é uma novela com uma grande trama de amor e que se desenrola nesse contexto, que é bem atual.

A novela fala muito das misturas das culturas e dos povos que formam uma única nação, o Brasil. Teremos personagens de diferentes continentes em Órfãos da Terra. Podem falar um pouco sobre isso?

Thelma GuedesEu acredito muito no potencial do nosso país, que é uma terra miscigenada e acolhedora. Muitas culturas somadas formam o povo brasileiro. A nossa intenção em retratá-las é valorizar as nossas origens e reforçar o conceito chave da novela, de que todos nós pertencemos a uma só ancestralidade.

Duca RachidA dramaturgia vem para trazer essa mensagem de que não existem fronteiras geográficas que limitem a nossa empatia com o próximo. Além de brasileiros, congoleses, sírios ou libaneses, somos cidadãos desse planeta. Na trama, vamos trazer o que o nosso povo tem de melhor, que é o carinho em acolher, nossa vocação para tirar das adversidades lições de vida e de superação, além, é claro, do nosso reconhecido bom humor.

+ Escalado para Órfãos, ex-BBB Kaysar se emociona ao falar da namorada que morreu na guerra

E qual a mensagem a novela pretende passar?

Thelma GuedesDesde a nossa primeira novela, a gente sempre buscou o tema da compaixão, a premissa do caminho do meio. Joia Rara tinha isso muito forte, Cama de Gato e Cordel Encantado também. A mensagem principal dessa vez é a empatia, se colocar no lugar do outro e pensar no Brasil como um país grande, rico, receptivo, como sempre foi. O Cristo Redentor está de braços abertos. Todo mundo que vem aqui gosta, porque é um lugar alegre e acolhedor. E, mesmo passando por problemas, somos esse povo feliz e miscigenado.

Duca RachidA novela também mostra que o planeta em que a gente vive é esse, não temos outro. Por enquanto, a gente tem que viver aqui e conviver com as diferenças. A metáfora que a gente pode usar é o abraço: abrace o diferente. Não vamos perder a empatia, os valores humanos e empáticos, como a compaixão.

+ Ex-apresentador do Bem Estar, Fernando Rocha celebra ida do filho repórter para Jornal Nacional

Como está sendo a parceria com o diretor artístico Gustavo Fernández (diretor)?

Duca RachidA nossa parceria com o Gustavo é histórica e muito feliz. Teve início em Cama de Gato e, mais recentemente, em Cordel Encantado. Seu trabalho é minucioso e muito competente, o que colabora muito para o resultado final do produto.

Thelma GuedesNós escrevemos a obra, mas ficamos sempre atentas às cenas que vão ao ar. Várias vezes, tanto em ‘Cama de Gato’, quanto em ‘Cordel Encantado’, nós nos surpreendíamos positivamente com algumas cenas, que, após finalizadas, descobríamos que haviam sido dirigidas por ele. Ficamos muito seguras e satisfeitas de entregar essa novela aos cuidados do olhar sensível e coerente do Gustavo.

+ Débora Nascimento tenta abafar crise e polêmica com José Loreto, mas é ‘traída’ por seu pai

Protagonistas de Órfãos da Terra
Protagonistas de Órfãos da Terra (Foto: Montagem/TV Foco)

Escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid, com Dora Castellar, Aimar Labaki e Carolina Ziskind e com a colaboração de Cristina Biscaia, Órfãos da Terra é uma novela que fala de empatia, amor e união dos povos.

A trama tem direção artística de Gustavo Fernández, direção geral de André Câmara e direção de Pedro Peregrino, Alexandre Macedo e Lúcio Tavares.

Assista a chamada da novela publicada pela Globo no Youtube:

Gosta das notícias publicadas por Thais Teles? Siga ela no Instagram: clicando aqui.

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

Comentários recentes

CONHEÇA

ASSISTA!

;