Globo

É bom pra quê? estreia no Fantástico

O Fantástico deste domingo (29) terá a estreia do quadro “É bom pra quê?”. O Doutor Drauzio Varella irá comandar o quadro e fará uma discussão geral sobre a fitoterapia, tipo de medicina que consiste em tratar doenças a partir de remédios feitos com plantas.

De acordo com Drauzio, o Brasil tem uma biodiversidade enorme e a fitoterapia pode representar o futuro da indústria farmacêutica no país. Mas, o médico destaca a importância de haver estudos comparativos entre os tratamentos com fitoterápicos e tratamentos com medicamentos considerados convencionais para saber qual deve ser usado em qual circunstância.

“Os remédios tem efeitos colaterais. A gente troca. Tem um remédio que você toma, tira a dor, mas dá azia. E aí, é melhor ficar com azia ou ficar com dor? A ideia de que se tiver um chazinho que tire a dor e não provoque nenhuma alteração, é uma maravilha, quem é que não quer?”, diz Drauzio.

Drauzio também vai alertar sobre o risco de toxicidade, pois existem grandes venenos produzidos por plantas aparentemente inocentes. O objetivo da série é fazer um panorama do que acontece no Brasil e tentar separar quais são as crendices daquilo que realmente tem fundamento científico e poderá ser útil em medicina.

@leo_tportella

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Redação TV Foco