Tá Ligado?

É o fim da TV aberta?

agostinho-carrara-a-grande-familia
A TV tem medo de investir

O artista Pedro Cardoso disse em entrevista no portal Uol que o custo elevado de produção na televisão gera medo de investir em novas ideias. Mudar um pouco, completo eu, pode levar à ruína. Fato semelhante ocorreu com o filme “Cleópatra”, dos anos 60. Investimento altíssimo e falta de retorno foram alguns dos elementos que quase quebraram a 20th Century-Fox.

Uma coisa é você colocar alguém no estúdio de rádio e a deixar falar, outra é envolver luz, câmera e ação. Hoje, não basta qualquer iluminação, a imagem tem que saltar aos olhos. Muito diferente das novelas dos anos 70, onde víamos uma Tupi apresentando “Aritana”, na qual a arte se bastava, hoje é preciso hipnotizar o telespectador, mas não com talento, precisa instrumentação, técnica, computadores. Aliás, talento não tem feito muita diferença. E aí a coisa fica muito cara.

E nesse medo, vemos todas as redes apresentando exatamente a mesma coisa. Ligue a TV durante a tarde e diga qual não está apresentando novela? Durante a noite, em horários parecidos, qual não tem seu jornalístico? Durante a madrugada, se não há invasão de enlatados, certamente você se telestransportou para  o Kepler-186f.

Há outro medo, o político. Basta uma rede revelar falcatruas e logo recebe todo tipo de reprimenda, sendo, e Silvio sabe bem disso, obrigado a calar suas melhores vozes.

Outro elemento que emudece nossa TV é a falta de cultura do povo. Nossos roteiristas podem muito mais do que fazem, mas como perdem público à medida que constroem histórias mais densas, ficam amarrados a temas banais.

Hoje, o receio é tanto que, tirando novela, jornal e entrevista, a TV não existe. Pior, quem teve coragem para fazer diferente amargou dívidas e o dissabor por ter sido esquecido pelo público.

taligado!

Barracos, traição e muita fofoca ao vivo no canal do TV FOCO no YOUTUBE. INSCREVA-SE

Sobre o autor

Cleomar Santos

Colunista do TV Foco desde fevereiro de 2011. Acesse o perfil deste colunista no link abaixo: