Projeto está parado há mais de 8 anos, mas sofreu nova reviravolta, atingido duas linhas
Em agosto, o Metrô do Rio de Janeiro teve seu projeto de expansão novamente anulado. O impedimento acontece em meio à gestão de Eduardo Paes e Cláudio Castro, o prefeito da capital e o governador do estado, respectivamente.
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Segundo o Estadão Mobilidade, a determinação partiu do Tribunal de Contas do Estado. Isso porque houve de suspeitas de irregularidade no material da criação da Linha 3 e do aumento da Linha 4. Desde 2016, existe esse plano sobre o transporte público. O Censo, do IBGE, revelou que, somente no município, vivem mais de 6 milhões de habitantes.
Consequentemente, com a anulação, a Linha 3, que ligaria Rio de Janeiro e São Gonçalo, além do trecho da Linha 4, que seguiria até o Recreio dos Bandeirantes, seguem apenas no papel. Em entrevista ao jornal O Globo, o secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, afirmou que as irregularidades encontradas no documento eram técnicas.
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Ele foi o responsável pela anulação da licitação, ressaltando que as exigências do TCE-RJ servem para atender a nova legislação, que possui procedimentos e exigências diferentes. O político também apontou erros no processo, como o orçamento estimado sem parâmetros, falta de cronograma financeiro e capacidade de gestão de tecnologia. Agora, surge a necessidade de um novo edital.
Ainda de acordo com o Estadão, o processo licitatório tinha um valor estimado na faixa de R$ 18,6 milhões. A realização do estudo estava incluída entre os projetos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), de origem do governo federal, no Rio de Janeiro. O projeto da Linha 4 previa a inauguração antes da Olimpíada, mas, por causa dos problemas, não foi concluído.
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Afinal, o que aconteceu?
- Em resumo, o projeto de expansão do Metrô do Rio de Janeiro, na gestão de Eduardo Paes e Cláudio Castro, está novamente anulado;
- O impedimento partiu do secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, do TCE-RJ, após suspeitas de irregularidades.
Conclusão
Vale lembrar que, além disso, o Bilhete Único do Rio de Janeiro também será substituído de vez até o dia 1º de fevereiro de 2025. Eduardo Paes, o prefeito da cidade, apresentou as atuais etapas sobre a chegada do Jaé. O cartão já funciona no sistema BRT, no VLT e na frota dos municipais.
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