Celebridades

Eduardo Sterblitch surpreende Patrícia Poeta ao revelar luta contra grave doença: ‘Sensação de morte’

patrícia poeta Eduardo Sterblitch no Encontro com Fátima Bernardes
Eduardo Sterblitch no Encontro com Fátima Bernardes (Foto: Reprodução da Globo)

No programa Encontro, apresentado esta semana por Patrícia Poeta, Eduardo Sterblitch relatou lutar contra crises de pânico

Conhecido por seu jeito extrovertido e seu talento como comediante, o ator Eduardo Sterblitch foi um dos convidados do programa Encontro com Fátima Bernardes desta terça-feira, 14, na Globo, que está sendo comandado por Fátima Bernardes, e o artista surpreendeu a apresentadora ao revelar lutar contra crises de pânico.

No bate-papo com Patrícia Poeta e os demais convidados do Encontro, Eduardo Sterblitch abriu o coração e relatou como é conviver com crises de pânico, disse que consegue perceber quando a doença vai atacar, e relatou ir duas vezes por semana à terapia.

Segundo Eduardo Sterblitch, na terapia ela aprendeu que é uma pessoa “sensível” e que isso faz com que ele caputre, “às vezes, coisas que nem são minhas e isso me faz mal”. “É esquisito, mas comecei a perceber que lido bem com as minhas crises com a minha criatividade”, relatou.

De acordo o médico Drauzio Varella, em seu site no portal UOL, as crises de pânico, que estão associada à síndrome do pânico, é uma condição que está ligada a crises repentinas de ansiedade aguda, que gera medo e desespero no paciente. Ainda, a doença pode apresentar sintomas físicos e emocionais.

Segundo Eduardo Sterblitch contou no programa à Patrícia Poeta e aos demais presentes, ele consegue ter uma noção do que está acontecendo quando a doença ataca, e disse que “é como se estivesse tendo uma crise, mas tivesse a capacidade, às vezes, de conseguir me afastar um pouco e enxergar, conscientemente, que é o meu corpo tendo uma crise. Aí consigo entender, criativamente, como posso usar aquilo a meu favor em um personagem”, afirmou ele, que atualmente está no elenco da novela Éramos Seis.

Contratado da Globo após anos no humorístico Pânico na TV, Eduardo Sterblitch faz parte do núcleo de comédia da emissora carioca. Tido como estrela no canal, o ator, em seu desabafo sobre a doença, disse que conta com a ajuda de sua esposa, além de outros familiares, como sua mãe e, sempre que está tendo uma crise, busca trabalhar a respiração. “Penso: ‘Se for morrer, vou morrer muito bem, respirando profundamente e calmo’. Porque é melhor morrer calmo do que nervoso, aí começo a achar isso engraçado. Fico fantasiando algumas situações para tentar burlar minha cabeça e encontrar uma saída”, disse. “É difícil explicar para alguém que nunca teve uma crise como é ter a sensação de morte, mas sem ser exatamente. Parece que você foi iluminado e percebe que é tudo muito pequeno. Não dá para explicar direito o que acontece. Você vai para uma outra física. Seu corpo reage de um jeito que você não entende”, finalizou.

Eduardo Sterblitch interpreta o Zeca em Éramos [Seis Foto: / Paulo Belote]
Eduardo Sterblitch interpreta o Zeca em Éramos [Seis Foto: / Paulo Belote]

TV Foco no Youtube

Sobre o autor

Redação TV Foco