Em guerra, Record desmantela esquema da Globo, mostra passado sujo da emissora e paga alto preço


Record fura a Globo (Foto: Divulgação)
Record e Globo (Foto: Divulgação)
Record e Globo já tiveram diversas rivalidades ao longo dos anos (Foto: Divulgação)

A TV Globo é a segunda maior emissora do mundo e o seu poder causa um certo incômodo na concorrência, que tenta a qualquer custo atingi-la de alguma forma. O que muita gente já sabe é que a Record é a principal ‘inimiga’ da emissora carioca há muito anos, e os motivos dessa briga será enumerada nesta matéria.

+ Globo deixa vazar valor chocante e milionário para anunciar no Fantástico e outros programas; veja quanto

Em 2009, Edir Macedo foi acusado pela vênus platinada de envolvimento em uma esquema de corrupção ao lado de mais nove pessoas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus, pelo “Jornal Nacional”. O nome da emissora do bispo foi dita várias vezes pelos apresentadores do Jornal Nacional, que ainda explicaram como o dinheiro dos fiéis era desviado.

“A atuação da quadrilha não conheceu limites. Seus integrantes se utilizaram da Igreja Universal do Reino de Deus para a prática de fraudes em detrimento da própria igreja e de inúmeros fiéis”, dizia a denúncia na época. O Ministério Público ainda havia afirmado que fazia dez anos que os bispos usavam o mesmo esquema para enriquecer.

+ Record quer reconquistar público perdido com a estreia de Topíssima e tombar a Globo

Veja também

Uma verdadeira troca de farpas no ar, então, aconteceu naquela semana, uma emissora atacando a outra de forma agressiva e sensacionalista. Possivelmente, tudo aconteceu porque as novelas da Globo estavam em baixa, com trama que não agradaram muito o público e a Record estava em alta, com novelas de sucesso, como “Os Mutantes – Caminhos do Coração” e “Chamas da Vida”.

Poster de divulgação de Os Mutantes: Caminhos do Coração (Foto: Divulgação)
“Os Mutantes: Caminhos do Coração” era um grande sucesso em 2009 (Foto: Divulgação)

Apesar de esse ter sido um dos ataques que mais chamou atenção, no início dos anos 90 algo pior aconteceu. Edir Macedo foi preso soba a acusação de charlatanismo e curandeirismo, em 1992, e o jornalismo da emissora carioca cobriu todo o caso de forma ‘agressiva’, mostrando tudo o que aconteceu. Depois, em 1995, o religioso foi retratado na minissérie “Decadência” como um pastor mentiroso e desonesto.

Em sua biografia autorizada escrita em 2007, Macedo contou muito sobre todo o perrengue que enfrentou com as informações veiculadas pela Globo na época. “Doze anos depois de ter sido preso na rua, levado para a cela de uma delegacia e ter sido execrado nos noticiários dos jornais, do rádio e da televisão, resolvi contar minha versão dos fatos”, explicou.

No ano passado, a Record levou ao ar uma prometida reportagem sobre a TV Globo no “Domingo Espetacular”. Na atração, a emissora discorreu sobre a possibilidade do ex-ministro Antonio Palocci ter envolvido a emissora carioca em uma possível delação premiada. “A causa do pesadelo nos poderosos”, disse o repórter do canal.

De acordo com a Record, a Globo estaria temendo a delação de Palocci, pois ele pode “contar o que sabe sobre os negócios dos irmãos Marinho”. Entre as acusações mencionadas pela Record contra a Globo, está principalmente a de sonegação de impostos. A emissora argumentou que, como a Globo “quase quebrou” no início dos anos 2000, teve que montar um esquema criminoso para comprar os direitos de transmissão da Copa do Mundo daquele ano.

🚨 BBB24: Separação? Davi deixa Mani de lado e ela estaria arrasada + Bia é contratada pela Globo    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]