Agora

Agora

Emissão de graça, multas aniquiladas e novo prazo de renovação: CNH para 2024 vem com 3 mudanças CRUCIAIS

As novidades da CNH em 2024 - Foto: Internet
As novidades da CNH em 2024 - Foto: Internet

Tente não se impactar ao saber todos os detalhes sobre as três mudanças da Carteira para 2024

Sabemos bem que o sonho de grande parte da população brasileira, é conseguir tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação, a CNH.

Em suma, para quem não sabe, a CNH se trata de um documento oficial que, no Brasil, atesta a aptidão de um cidadão para conduzir veículos automotores terrestres.

Pois bem, sabendo disso, agora com direito a emissão de graça, multas aniquiladas e novo prazo de renovação, vocês irão saber detalhes das 3 mudanças cruciais do documento para 2024. Vamos conferir?

Sem mais delongas, de acordo com informações do portal FDR, uma das mudanças é introdução de exames toxicológicos obrigatórios. A novidade valeria para todas as categorias. A inclusão das análises, objetiva o aumento da segurança nas estradas e a redução dos riscos de acidentes.

Seguindo, também podemos citar uma possível gratuidade no processo, há também a implementação de novos prazos, a depender da categoria.

Veja também

Para quem quer renovar o documento, o processo continua sendo o mesmo nas categorias A ou B. No entanto, para os que exercem atividade remunerada (categorias C, D ou E), vai mudar. 

Outra alteração refere-se aos prazos de validade da CNH. A partir de 2024, a renovação da CNH será necessária:

  • a cada 10 anos para motoristas com menos de 50 anos
  • a cada 5 anos para aqueles entre 50 e 70 anos
  • a cada 3 anos para motoristas com mais de 70 anos.

Por fim, mas não menos importante, também podemos citar multas aniquiladoras, que em suma, se tratam do recente aumento da pontuação, que dificulta que os motoristas ultrapassem o limite.

Para quem não sabe, a nova lei aumentou o limite de pontos para 40, no caso de não haver infrações gravíssimas, antes eram 20 pontos. No entanto, no caso de uma infração gravíssima, o limite é reduzido para 30 pontos.

Como tirar a CNH de forma grátis?

E para quem estava esperando sobre a emissão de graça do documento, basta se inscrever no Programa CNH Social, que oferece essa oportunidade a brasileiros de baixa renda. Os requisitos para participar incluem desemprego por mais de 12 meses, ser estudante da rede pública com bom desempenho ou possuir necessidades especiais.

Assim, basta ir ao site do Detran e verificar se você atende aos critérios para obter sua CNH gratuitamente.

🚨 Mãe de Davi diz que filho está se 'segurando' para não trair a esposa no BBB24 + Gu3rra no SBT 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

CNH

Quem escreve

Lana Laysa

Eu sou Lana Laysa, Nutricionista por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN, servidora pública e Redatora Web. Encontrei na redação uma forma de escrever sobre o que mais amo: o mundo dos famosos e a vida das celebridades. Atualmente escrevo sobre a vida dos artistas por trás dos holofotes da fama e trago informações quentinha sobre o universo da TV brasileira. Meu e-mail é: [email protected]. Minhas redes sociais são: