Fim

Sem autorização para seguir no ar: O adeus de emissora de TV aberta que não fez questão de continuar

12/05/2023 às 6h00

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Sinal de televisão vai parar de funcionar e você precisa se preparar agora (Reprodução: Montagem TV Foco)

Emissora de TV aberta deu adeus e não fez questão de continuar

Ao longo dos anos, os brasileiros tiveram que lidar com a falência de diversas emissoras de TV aberta que caíram na graça do público, mas viram outras surgindo e que se mantém até os dias de hoje.

Fundada em outubro de 1995, pela Fundação Bailon Lopes Carneiro, a TV Cultura do Sertão foi a primeira e única emissora da cidade de Conceição do Coité, do estado da Bahia, com sua exibição no canal 8 VHF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo no primeiro ano desde sua concessão, o canal já exibiu o primeiro debate político, que ocorreu entre os candidatos à prefeitura do município, em 1996.

TV Cultura do Sertão entrou no ar em 1995 e saiu em 2017 (Reprodução: Internet)
TV Cultura do Sertão entrou no ar em 1995 e saiu em 2017 (Reprodução: Internet)

Dois anos depois,  no dia 29 de maio de 1998, a TV Cultura do Sertão foi retirada do ar após alguns bandidos invadirem os estúdios e roubarem os equipamentos de transmissão, e de acordo com as acusações, teriam sido a mando do então prefeito da cidade Everton Rios de Araújo Filho.

Continua após o Veja Também

Veja também

Homens armados ameaçaram funcionários da emissora, e a Fundação Bailon Lopes Carneiro, para não arcar com mais prejuízos ainda, utilizaram equipamentos provisórios para voltarem ao ar, substituindo os que haviam sido roubados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

11 anos depois, em julho de 2009, a TV Cultura do Sertão refaz sua parceria com a TVE Bahia, mas logo depois acabam se separando novamente e entre essas idas e vindas da parceria, foram exibindo os programas da emissora soteropolitana.

Em 2017 teve seus transmissores desligados e a Fundação Bailon Carneiro tinha até o dia 31 de dezembro de 2022 para solicitar o novo licenciamento, mas não fizeram questão de realizar essa solicitação e saíram em definitivo do ar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cidade Conceição do Coité (Reprodução: Internet)
Cidade Conceição do Coité (Reprodução: Internet)

Quais os principais programas da TV Cultura do Sertão?

O ponto forte do canal era o jornalismo, tendo como principais programas o Jornal de Valente, Jornal do Sertão e Sertão em Debate.

🚨 Carlos Alberto expõe afastamento de Silvio Santos + Davi vive novo inferno + Desfecho de Tralli na Globo    

bailon carneiro
conceição do coité
emissora
tv cultura do sertão
Gabriel Amaral

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.