BOMBA

Sinal desligado e ordem de fechamento: Jornal da Globo confirma nova lei arrancando emissora gigante do ar

23/06/2024 às 9h25

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Emissora de tv fora do ar - Foto Reprodução Internet

Canal de TV tem sinal desligado e Globo confirma ordem do governo com nova lei

Não precisa ser um grande especialista no assunto para concluir que a TV segue sendo um dos principais meios de comunicação e entretenimento em todo o mundo. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre o fechamento de um canal gigante que virou notícia em um jornal da Globo.

Para quem não sabe, estamos falando sobre a ordem que partiu do Estado de Israel de fechar os escritórios locais da rede de TV Al Jazeera. A decisão inicial aconteceu em maio deste ano e aumentou a disputa entre a emissora e o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Benjamin Netanyahu proibiu o sinal do canal de TV (Reprodução/Foto: Ronen Zvulun)
Benjamin Netanyahu proibiu o sinal do canal de TV (Reprodução/Foto: Ronen Zvulun)

Segundo o G1, jornal digital do Grupo Globo, a medida extraordinária inclui o confisco de equipamentos, impede a transmissão e bloqueia os sites da Al Jazeera, do Catar. É a primeira vez que o estado de Israel tira do ar uma emissora estrangeira. A decisão causou um grande impacto no mundo.

Na ocasião, policiais israelenses realizaram batida em um quarto de hotel, em Jerusalém, que era usado pela Al Jazeera como escritório. Vídeos publicados na internet mostram policiais à paisana desmontando o circuito de câmeras da emissora, que vinha cobrindo a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

Continua após o Veja Também

Veja também

Al Jazeera teve que encerrar suas operações de maneira obrigada (Reprodução: Al Jazeera/Divulgação)
Al Jazeera teve que encerrar suas operações de maneira obrigada (Reprodução: Al Jazeera/Divulgação)

A cobertura incluía, em sua versão em árabe, a veiculação de comunicados em vídeo do Hamas e de outros grupos militantes na região, causando a ira de Benjamin Netanyahu. No dia 09 de junho, segundo o G1, Israel prorrogou por mais 45 dias a proibição das operações da emissora Al Jazeera no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que o Knesset, o Parlamento de Israel, aprovou em 1º de abril a lei que permite ao governo fechar emissoras estrangeiras consideradas uma ameaça à segurança nacional do país. O projeto contou com 71 votos a favor e 10 contra. Aliás, foi justamente esse argumento que ele usou pra fechar o canal.

A rede Al-Jazeera ficará com os escritórios fechados por 45 dias ao menos (Reprodução: Globo)
A rede Al-Jazeera ficará com os escritórios fechados por 45 dias ao menos (Reprodução: Globo)

Qual a maior emissora do mundo?

Em primeiro lugar, a maior emissora de TV no mundo é a ABC, dos Estados Unidos. Em seguida, a Globo, do Brasil, em terceiro a CBS, também dos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Urgente: Prisão de global + Sensitiva crava volta de Iza e traidor + Negociação de Tati Machado e SBT    

al-jazeera
Destaque
emissora
Kelly Araújo

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.