Categoria -SBT

SBT

Fundação: 19 de agosto de 1981

Cidade: São Paulo

SBT é a sigla para a gigantesca emissora de televisão brasileira conhecida também como Sistema Brasileiro de Televisão. Onde o dono é ninguém menos que o renomado empresário e animador de televisão Silvio Santos.

A emissora surgiu após uma concorrência pública feita pelo Governo Federal para a criação de duas novas redes de televisão, criadas a partir de concessões cassadas das extintas redes Tupi e Excelsior. A rede foi fundada no mesmo dia em que o contrato de concessão foi assinado, sendo que o ato foi transmitido ao vivo pela emissora, fazendo com que esse fosse o seu primeiro programa exibido, recorde de audiência.

Antes de adquirir as concessões das quatro emissoras que formariam o SBT, o Grupo Silvio Santos já tinha desde 1976 a concessão do canal 11 do Rio de Janeiro, conhecido como TVS, o que foi um passo fundamental para dar vida ao SBT.

Durante toda sua existência, sempre ocupou um espaço notável no ranking de audiência sempre em disputa com a Record, mas nunca conseguindo alcançar a líder majoritária Globo.

Possui ao todo 114 emissoras próprias e afiliadas em todo o território nacional, estando também disponível através de operadoras de televisão por assinatura (cabo e satélite). Além de obviamente pelo sinal aberto em antenas parabólicas e indo em conjunto com a inovação através de streaming em seu aplicativo móvel, em aplicativos para smart TVs e pelo site.

Também em seu site, a sua programação é disponibilizada em vídeo sob demanda gratuitamente, além de disponibiliza-la pelo site de compartilhamento de vídeos YouTube desde 2010. Outro diferencial da emissora.

A rede transmite em sua grade de programação os mais variados gêneros de produções, sendo que as suas produções próprias geralmente se destacam ao lado do entretenimento. Programas estrangeiros, principalmente as telenovelas produzidas pelas redes pertencentes ao conglomerado mexicano Televisa, compõem parte da sua programação. O SBT também possuí horários destinados ao telejornalismo, produzindo três telejornais diários, um telejornal semanal e um programa jornalístico semanal.

A família de Silvio Santos se faz também bastante presente na programação da emissora, com participações de filhas, irmãos, netos e outros parentes do dono do SBT.

É considerado o terceiro maior complexo televisivo em tamanho instalado na América Latina, sendo menor apenas que os estúdios da TV Azteca, no México, e os Estúdios Globo.

PUBLICIDADE

ANÚNCIOS

site statistics