MEDO

Falência: Empresa famosa fechou as portas e agora? Saiba se você perderá todo dinheiro que investiu

02/04/2023 às 19h42

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Falência de uma empresa pode fazer você perder dinheiro (Foto: Reprodução/ Internet)

Descubra se você perderá dinheiro se uma grande empresa fechar as portas

Investir em ações da Bolsa de Valores é um dos muitos caminhos que existem no mercado para se aplicar o próprio dinheiro. O objetivo de quem entra nesse universo é aplicar a grana em um lugar seguro e, ainda, poder faturar uns trocados a mais com os dividendos vindos dessa empresa.

Contudo, como todo investimento, comprar ações também pode trazer alguns riscos e o sonho de ganhar mais dinheiro pode se tornar um verdadeiro pesadelo. Um exemplo é quando a empresa declara falência, que ocorre quando a mesma passa por uma recuperação judicial e não consegue arcar com suas dívidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se isso acontece, a empresa terá que vender todos seus ativos. Durante esse processo, muitos saem prejudicados, inclusive aqueles que investiram suas ações na instituição falida. Nos últimos anos, no entanto, ficou acertado que o investidor não perderá por completo o dinheiro.

O lado positivo é que o investidor não terá que se envolver com os credores da empresa, mesmo que tenha sido sócio e tenha lucrado com os dividendos em algum momento. As corretoras também podem ser útil neste momento. Elas costumam ofertar empréstimo chamado de conta margem.

Continua após o Veja Também

Veja também

Saiba se você perderá dinheiro se uma empresa famosa fecha as portas (Foto: Reprodução/ Internet)
Saiba se você perderá dinheiro se uma empresa famosa fecha as portas (Foto: Reprodução/ Internet)

AFINAL, QUEM INVESTIU O DINHEIRO VAI PERDER?

Nesse tipo de empréstimo é possível pegar dinheiro e dar as ações como garantia, porém se a empresa falir a corretora emite uma chamada de margem, e o empréstimo precisa ser quitado imediatamente, ou a corretora poderá pegar outros bens para pagar essa chamada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, apesar de não gerar dívidas para o investidor e o mesmo não ter que arcar com os prejuízos junto aos credores, quem investe precisa ficar atento às operações financeiras que envolvam essas ações. O correto é ler bastante sobre o assunto para se informar da melhor forma, antes de aplicar todo o dinheiro na Bolsa de Valores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Carlos Alberto expõe afastamento de Silvio Santos + Davi vive novo inferno + Desfecho de Tralli na Globo    

dinheiro
Empresa
Kelly Araújo

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.