Quando se pensa nos concorrentes da Globo não podemos esquecer do peixe e o macaco. Conta Darwin, sim o Charles, no livro “ A Origem do Homem”, sobre uma experiência global. Na metade do aquário era colocado um vidro separando um peixe de sua caça. Depois de diversas cabeçadas no vidro, este desistiu das investidas. Ao tirar o vidro, ele continuou sem agir, só voltou a se alimentar quando outras caças foram postas. Em sua diminuta consciência, julgou serem as caças anteriores a causa da dor. Mas com o macaco foi diferente, colocaram a banana embrulhada em papél, após ter comido, novo papél foi posto porém com uma abelha dentro, esta picou o animal. Na terceira vez, ao ver novo papél, antes de abrir, o macaco procurou algum zumbido no embrulho. Aprendeu a lição e focou no elemento correto.
Qual é a relação entre esta história e a Globo? Veio a Manchete, investiu milhões em novelas mas só conseguiu algo com Pantanal. Veja, leitor, atacaram justamente a especialidade da grande rede. E foi insistindo, e insistindo até falir. Veio o SBT, dê-lhe novela, e a Globo lá, firme, perdendo às vezes mas sabendo como reagir. E lá vai o SBT, insistindo em gravar toda a novela e depois a colocar no ar, coisa distante da forma global, que faz os capítulos conforme responde o mercado. Resultado? 5 ou 6 pontos na média dia. Logo vimos a Record, que seguiu o mesmo caminho desastroso das outras redes atacando com novela. A Globo por sua vez, já com experiência de outras épocas, viu sua novela principal ficar perto dos 40 pontos enquanto a Record é obrigada a vibrar com meros 12.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até quando as concorrentes só servirão como fonte de incentivo às melhorias na Globo? Até quando elas atacarão com os mesmos programas da platinada. Lembram como o Vietnã afugentou os EUA? Foi com grandes investimentos em tecnologia ou com a utilização inteligente do seu terreno? Lembram como Osama abateu milhares de vidas norte-americanas? Foi com bilhões em jatos de guerra ou com simples aviões comuns e pertencentes ao próprio americano?
Só copiar não basta, pois a rede global já demonstrou saber como reagir. Quando David acabará com o Golias na TV?
@cleomarsantos
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE