Equipe de “A Lei do Amor” diferencia visual de Tarcísio Meira, e “recicla” objeto de “Pátria Minha”

[caption id="attachment_459513" align="aligncenter" width="620"] Fausto (Tarcísio Meira) em "A Lei do Amor" (Foto: Globo/Artur Meninea)[/caption] O figurino de 'A Lei do Amor' é naturalista e leve. Tem, claro, a aproximação com a realidade, mas mantém sempre a leveza, especialmente na…

29/09/2016 17:05

3 min

Fausto (Tarcísio Meira) em "A Lei do Amor" (Foto: Globo/Artur Meninea)
Fausto (Tarcísio Meira) em "A Lei do Amor" (Foto: Globo/Artur Me...
Continua depois da publicidade
Fausto (Tarcísio Meira) em "A Lei do Amor" (Foto: Globo/Artur Meninea)

Fausto (Tarcísio Meira) em “A Lei do Amor”
(Foto: Globo/Artur Meninea)

Continua depois da publicidade

O figurino de ‘A Lei do Amor’ é naturalista e leve. Tem, claro, a aproximação com a realidade, mas mantém sempre a leveza, especialmente na palheta de cores dos primeiros capítulos, ambientados na década de 1990. “A exceção dessa palheta é propositalmente o personagem Fausto (Tarcísio Meira), que tem cores mais voltadas para o preto e azul marinho. Ele tem essa sobriedade porque precisa estar destacado”, explica a figurinista Gogoia Sampaio.

Para a composição das peças dos personagens dos anos 1990, a figurinista Tereza Nabuco fez uma pesquisa no Rio de Janeiro e em São Paulo de indumentárias emblemáticas do período. “Tivemos uma grande mudança na tecnologia, mas no vestuário nem tanto. Optamos por usar algumas roupas mais marcantes da década de 1990, como a cintura alta e o jeans”, exemplifica.

Continua depois da publicidade

Independentemente do período, no entanto, o figurino segue sempre as características marcantes de cada personagem. Magnolia, por exemplo, que será interpretada por Vera Holtz, tem um tom vitorioso e sofisticado, que aparece em todo o seu visual. Já Helô, embora se case com um empresário riquíssimo, conserva sua essência simples e leve. “Usaremos peças bonitas, mas simples e modernas”, conceitua Gogoia.

Para o protagonista Pedro, papel de Chay Suede e Reynaldo Gianecchini, a equipe de figurino mergulhou numa pesquisa sobre velejadores e suas vestimentas. “É um guarda-roupa bem específico, de alguém que precisa levar tudo o que tem dentro de um barco. São peças resistentes e que poderiam facilmente durar por décadas”, adianta a figurinista.

Continua depois da publicidade

Para aproximar os personagens dos dias atuais, a equipe de figurino e caracterização trabalhou com detalhes que fazem toda a diferença no ar. Com a consultoria do inglês Mark Coulier, que trabalhou com a diretora Denise Saraceni em ‘Saramandaia’, a equipe apostou num conceito de emparelhamento dos personagens entre as diferentes épocas.

Leia também

As fotos da atriz Claudia Abreu de 1995, por exemplo, serviram como referência para o visual de Isabelle Drummond para viver a Helô na juventude. “Usamos até um cordãozinho de couro que a Claudia Abreu usava em ‘Pátria Minha’. São detalhes que fazem a diferença no contexto”, descreve Gogoia.

Continua depois da publicidade

Estas sutilezas que aproximam os atores, que interpretarão o mesmo papel, nem sempre seguem semelhanças apenas na caracterização ou no figurino. A diretora Denise Saraceni fez um trabalho em conjunto com o elenco justamente para aproximá-los. “Eles assistiram às gravações de seus personagens na pele dos outros atores, e trabalhamos na preparação em parceria. Às vezes, um sorriso é esse elo, ou um ângulo diferente para determinado ator”, pontua Denise Saraceni.

Continua depois da publicidade

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Continua depois da publicidade

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.