Celebridades

Celebridades

Erika Januza revela que foi xingada durante concursos de beleza: “Neguinha do cabelo duro”

Atriz Erika Januza integrou o elenco de Verdades Secretas 2 (Foto: Montagem/TV Foco/Instagram)

Erika Januza revela que sofreu racismo e denuncia: “Feia, neguinha do cabelo duro”

A atriz Erika Januza, que interpreta atualmente Laia em Verdades Secretas 2, contou em entrevista ao jornal Extra que foi vítima de racismo em sua infância e adolescência. 

Erika Januza relatou que boa parte dos ataques aconteciam na escola, onde ela passava tudo em silêncio. “Vivi muitos momentos tristes na escola que não compartilhei com meus pais, coisas cruéis que eu ouvia e estão marcadas em mim até hoje. É muito importante os adultos conversarem com as crianças, estimularem sua autoestima, destacarem seus valores, com o cuidado de não deixá-las crescerem vaidosas demais.”, contou ela.

Erika Januza ainda relatou que toda a situação acabou deixando-a ainda mais fechada e tímida. “Cresci sendo julgada como feia. Eu era a amiga em que as mães confiavam para sair junto com suas filhas porque era quietinha e não chamava atenção dos meninos. Eu era só a neguinha do cabelo duro. Isso me magoava, e eu me fechava ainda mais na minha timidez. Lembro com tristeza, mas também penso: ‘Olha aí, Erika, onde você conseguiu chegar, apesar de’. A gente não pode deixar que ofensas virem verdades”, refletiu ela em entrevista.

“ME XINGAVAM”, RELEMBRA ATRIZ SOBRE CONCURSOS DE BELEZA

Erika Januza ainda relatou que os episódios de racismo continuaram quando ela ficou mais velha, mais precisamente nos concursos de beleza em que participava. “Ganhei dois concursos, e essas duas vitórias foram debaixo de protestos. Como uma menina negra podia ser a mais bonita? As mães das outras candidatas me xingavam. Teve concurso que eu não ganhei e que os jurados vieram falar pra mim que tinha acontecido alguma coisa errada, porque de acordo com os votos deles seria meu o primeiro lugar.”, lembro ela em entrevista.

Veja também

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários