“Erros & Acertos da TV”: Record mata MC Gui e Globo ‘humilha’ atrizes


Exemplo de uma das legendas apresentadas pelo "Cidade Alerta"
Bruna Linzmeyer vive a professora Juliana em "Meu Pedacinho de Chão"
Bruna Linzmeyer vive a professora Juliana em “Meu Pedacinho de Chão”

A meu ver, “Meu Pedacinho de Chão”, de Benedito Ruy Barbosa, é a melhor novela inédita atualmente no ar. O folhetim das 18h da Globo, literalmente fabuloso, tem todos os elementos bem produzidos de uma boa novela – cenografias, figurinos, atuações, conteúdo, em consonância com o horário de exibição.

Apesar disso, a trama segue enfrentando dificuldades no que se refere à audiência, consolidando índices baixos e cada vez mais se aproximando, se não surgirem reviravoltas, de tornar-se a novela das 18h com menor audiência da história. Oriunda das novas mídias ou concorrência, a situação é dicotômica entre qualidade e audiência.

O PIOR

Em Sonífera

Chega a ser humilhante o que a Globo está fazendo com algumas atrizes de “Em Família”. Nomes como Júlia Lemmertz (Helena) e Bruna Marquezine (Luiza) têm aparecido nos intervalos da programação ‘chorando’ e falando sobre os conflitos de seus personagens para tentar fisgar mais público para a novela que anda muito em baixa na emissora.

Veja também

Exemplo de uma das legendas apresentadas pelo "Cidade Alerta"
Exemplo de uma das legendas apresentadas pelo “Cidade Alerta”

GC killer

Usando de artifícios sensacionais, a Record tem mais que nunca tentado absorver telespectadores. Na última segunda-feira (21), por meio do gerador de caracteres (GC), o “Cidade Alerta” matou MC Gui ao invés do irmão do funkeiro, Gustavo Castanheira (17). Em três legendas o jornalístico deu a entender (propositalmente?!) que MC Gui que havia morrido.

O MELHOR

Estratégia de estreia

“Aprendiz – Celebridades” estreou na última terça-feira (22) na tela da Record. Apesar de o elenco ser composto massivamente por subcelebridades, contrariando o título, merece ser parabenizada a ideia dos produtores de escalarem várias celebridades de verdade (amigos famosos falando sobre os participantes) para darem o ar da graça no pontapé inicial do reality repaginado de Roberto Justus.

Esporte perde um grande ícone
Esporte perde um grande ícone

Esporte de luto

Antes da partida válida pelo início do Brasileirão 2014, a Band exibiu uma bela homenagem (uma de várias) ao grande narrador e incentivador esportivo Luciano do Valle, tratou-se de um especial “Gol – O Grande Momento do Futebol”, apresentado por Milton Neves, o qual exibiu momentos narrativos marcantes de Valle. Este, inesperadamente, morreu aos 66 anos no último dia 19, em Uberlândia, a caminho do exercício de seu trabalho. EATV de luto.

FOI MAL

Novo fracasso?

Exibido mais tarde, o humorístico “Tá no Ar: a TV na TV” (Globo) caiu e empatou com o SBT nesta quinta-feira (24). A média foi somente 9 pontos contra 11 da semana passada. No confronto com “A Praça é Nossa”, a atração de Marcelo Adnet obteve 9,4 pontos contra 8,9 do programa de Carlos Alberto de Nóbrega.

Justus em baixa

Na terça-feira (22), a estreia do “Aprendiz Celebridades” (Record) não atingiu as expectativas da emissora. Apesar de ter elevado um pouco a audiência da faixa, o programa de Roberto Justus marcou 6 pontos de média, não sendo suficiente para vencer o “Programa do Ratinho” (SBT) que marcou 8 pontos no embate.

FOI BEM

Trama infantil alavanca audiência do SBT
Trama infantil alavanca audiência do SBT

Alegria do SBT

Na quarta-feira (23), a novela “Chiquititas” repetiu seu recorde de audiência anual. A adaptação de Íris Abravanel marcou 13 pontos de média com 15 pontos de pico. Na mesma faixa horária, a Record marcou 7 pontos, exibindo parte do “Cidade Alerta” e o “Jornal da Record”.

Band sobe com futebol, e Globo cai

A transmissão da partida entre Real Madrid e Bayern de Munique, pela Liga dos Campeões da Europa, alavancou os índices da Band nesta quarta-feira (23). Na faixa das 15h45m às 17h36m, o esportivo obteve 6 pontos de média, ficando na vice-liderança contra 5,5 da Record e 5 do SBT. A Globo que também transmitiu o mesmo jogo ficou com apenas 10 pontos.

*Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

A VOZ DO LEITOR

Ótimo programa do Adnet,‏ porém, depois da meia noite poucos brasileiros podem assistir, concordam? Globo, por favor, coloca mais cedo. Fazia tempo que não ria tanto. Abraços!

— Roberto Barbosa

Mande sua opinião sobre a coluna e/ou a televisão: [email protected].

com Danyllo Junior e Hudson William
com Danyllo Junior e Hudson William

🚨 Para derrubar Juliette? Bacci dá notícia absurda de Davi + TV expõe dossiê chocante contra Mani    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: [email protected])