“Erros & Acertos da TV”: Record mata MC Gui e Globo ‘humilha’ atrizes
25/04/2014 às 20h32
A meu ver, “Meu Pedacinho de Chão”, de Benedito Ruy Barbosa, é a melhor novela inédita atualmente no ar. O folhetim das 18h da Globo, literalmente fabuloso, tem todos os elementos bem produzidos de uma boa novela – cenografias, figurinos, atuações, conteúdo, em consonância com o horário de exibição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar disso, a trama segue enfrentando dificuldades no que se refere à audiência, consolidando índices baixos e cada vez mais se aproximando, se não surgirem reviravoltas, de tornar-se a novela das 18h com menor audiência da história. Oriunda das novas mídias ou concorrência, a situação é dicotômica entre qualidade e audiência.
O PIOR
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em Sonífera
Chega a ser humilhante o que a Globo está fazendo com algumas atrizes de “Em Família”. Nomes como Júlia Lemmertz (Helena) e Bruna Marquezine (Luiza) têm aparecido nos intervalos da programação ‘chorando’ e falando sobre os conflitos de seus personagens para tentar fisgar mais público para a novela que anda muito em baixa na emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
GC killer
Usando de artifícios sensacionais, a Record tem mais que nunca tentado absorver telespectadores. Na última segunda-feira (21), por meio do gerador de caracteres (GC), o “Cidade Alerta” matou MC Gui ao invés do irmão do funkeiro, Gustavo Castanheira (17). Em três legendas o jornalístico deu a entender (propositalmente?!) que MC Gui que havia morrido.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Na Globo, ao vivo, viúva de Cid Moreira entrega desejo no leito de morte e diz que ele não cumpriu acordo
● Viúva revela exigência de Cid Moreira antes de morrer e enterro ao lado da filha
● Antes de morrer, Cid havia rompido com os filhos e esposa foi acusada de delapidar o patrimônio
O MELHOR
Estratégia de estreia
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Aprendiz – Celebridades” estreou na última terça-feira (22) na tela da Record. Apesar de o elenco ser composto massivamente por subcelebridades, contrariando o título, merece ser parabenizada a ideia dos produtores de escalarem várias celebridades de verdade (amigos famosos falando sobre os participantes) para darem o ar da graça no pontapé inicial do reality repaginado de Roberto Justus.
Esporte de luto
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes da partida válida pelo início do Brasileirão 2014, a Band exibiu uma bela homenagem (uma de várias) ao grande narrador e incentivador esportivo Luciano do Valle, tratou-se de um especial “Gol – O Grande Momento do Futebol”, apresentado por Milton Neves, o qual exibiu momentos narrativos marcantes de Valle. Este, inesperadamente, morreu aos 66 anos no último dia 19, em Uberlândia, a caminho do exercício de seu trabalho. EATV de luto.
FOI MAL
Novo fracasso?
Exibido mais tarde, o humorístico “Tá no Ar: a TV na TV” (Globo) caiu e empatou com o SBT nesta quinta-feira (24). A média foi somente 9 pontos contra 11 da semana passada. No confronto com “A Praça é Nossa”, a atração de Marcelo Adnet obteve 9,4 pontos contra 8,9 do programa de Carlos Alberto de Nóbrega.
Justus em baixa
Na terça-feira (22), a estreia do “Aprendiz Celebridades” (Record) não atingiu as expectativas da emissora. Apesar de ter elevado um pouco a audiência da faixa, o programa de Roberto Justus marcou 6 pontos de média, não sendo suficiente para vencer o “Programa do Ratinho” (SBT) que marcou 8 pontos no embate.
FOI BEM
Alegria do SBT
Na quarta-feira (23), a novela “Chiquititas” repetiu seu recorde de audiência anual. A adaptação de Íris Abravanel marcou 13 pontos de média com 15 pontos de pico. Na mesma faixa horária, a Record marcou 7 pontos, exibindo parte do “Cidade Alerta” e o “Jornal da Record”.
Band sobe com futebol, e Globo cai
A transmissão da partida entre Real Madrid e Bayern de Munique, pela Liga dos Campeões da Europa, alavancou os índices da Band nesta quarta-feira (23). Na faixa das 15h45m às 17h36m, o esportivo obteve 6 pontos de média, ficando na vice-liderança contra 5,5 da Record e 5 do SBT. A Globo que também transmitiu o mesmo jogo ficou com apenas 10 pontos.
*Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.
A VOZ DO LEITOR
Ótimo programa do Adnet, porém, depois da meia noite poucos brasileiros podem assistir, concordam? Globo, por favor, coloca mais cedo. Fazia tempo que não ria tanto. Abraços!
— Roberto Barbosa
Mande sua opinião sobre a coluna e/ou a televisão: [email protected].
Autor(a):
Danyllo Junior
Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: [email protected])