Escalado para “salvar” Deus Salve o Rei, Ricardo Linhares explica mudanças na trama e elogia autor titular


Ricardo Linhares é supervisor de Deus Salve o Rei. (Foto: Reprodução)
Ricardo Linhares é supervisor de Deus Salve o Rei. (Foto: Reprodução)
Ricardo Linhares é supervisor de Deus Salve o Rei. (Foto: Reprodução)

Deus Salve o Rei deve entrar para a lista de novelas que mais provocaram “dor de cabeça” na Globo nos últimos anos. O folhetim, que estreou sob grandes expectativas por apostar em uma temática medieval, algo raro na faixa das 19h da emissora, teve diversas crises e imprevistos nos bastidores, incluindo na parte criativa.

O autor estreante Daniel Adjafre não teve o mesmo desempenho que outros novelistas recém-lançados pelo diretor de dramaturgia Silvio de Abreu. A emissora carioca, aliás, precisou escalar um autor experiente com a trama já no ar para tentar “salvá-la”. O escolhido foi Ricardo Linhares, que assumiu o posto de supervisor e foi um dos responsáveis por mudar os rumos do folhetim.

Em entrevista ao portal UOL, Linhares falou sobre as mudanças realizadas na produção. “Uma novela vive de reviravoltas, de fatos novos e das necessidades que nós autores vamos descobrindo à medida que escrevemos. Essas ideias surgem a partir do que se vê no ar, do trabalho dos atores e da repercussão junto ao público”, declarou. “Sou o supervisor, mas a autoria é do Daniel Adjafre, a sinopse é dele e eu tenho um respeito enorme pelo seu trabalho. Foi um trabalho de equipe”, completou.

+ Após O Outro Lado do Paraíso, Walcyr Carrasco vira autor de séries na Globo: “Projeto ousado”

De acordo com o autor, uma das alterações em relação à sinopse original foi o parentesco das protagonistas Amália (Marina Ruy Barbosa) e Catarina (Bruna Marquezine). “Não estava previsto, não, mas isso surgiu como uma sequência natural da rivalidade das duas. Essas mudanças e a própria entrada do Alexandre Borges como o rei Otávio foram decorrências naturais da trama. Nada forçado, nada gratuito”, disse.

Veja também

Linhares rechaça qualquer tipo de mal estar e rivalidade com Adjafre, e faz questão de elogiar o trabalho do estreante. “Ele é excelente. A autoria da novela é dele, a sinopse é dele e eu vim como supervisor para contribuir com esse sucesso. Estou muito feliz que eu pude dar uma contribuição positiva para a novela na questão de repercussão e da audiência”, afirmou.

Vale lembrar que a última novela com autoria Linhares foi Babilônia (2015). O autor, no entanto, vem desempenhando bastante o papel de supervisor na Globo, e também esteve envolvido na equipe criativa de A Lei do Amor (2016) e Rock Story (2016/2017).

Daniel Adjafre é autor de Deus Salve o Rei. (Foto: Divulgação)
Daniel Adjafre é autor de Deus Salve o Rei. (Foto: Divulgação)

🚨 BBB24 tem fim 'antecipado' + Ana esculacha Leidy + Raul Gil confirma adeus no SBT    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.