Silvio Santos

ighomeSilvio Santos

Traição pelas costas e esquema fraudulento: o dia em que Silvio Santos quase declarou falência

Silvio Santos pegou a todos de surpresa no SBT (Foto: Reprodução)
Silvio Santos pegou a todos de surpresa no SBT (Foto: Reprodução)

Silvio Santos quase faliu e precisou oferecer nada menos que 44 empresas como garantia para pagar uma dívida, após ser vítima de um crime

Silvio Santos ainda é um dos empresários mais ricos do Brasil, mas poucas pessoas sabem que ele já quase declarou falência. O dono do SBT teve o próprio nome envolvido em esquema fraudulento, mas não tinha conhecimento do crime que aconteceu pelas suas costas.

O veterano era dono do Banco Panamericano ao lado da Caixa. O problema começou quando alguns executivos começaram a fazer venda de carteiras de crédito para outros bancos, que é uma prática comum entre bancos.

Um exemplo desse tipo de transação acontecia da seguinte forma: eram feitos mil financiamentos de 10 mil reais. O banco empacotava o equivalente a 2 milhões e vendia a outros grandes bancos. O Panamericano deveria dar baixa no estoque de caixa do patrimônio.

O problema é que os executivos não davam baixa no valor e ficavam com o patrimônio inflado, que seria a carteira de crédito – que já estava vendida – e isso fazia com que os empresários ficassem com mais dinheiro.

A fraude fez com que o banco crescesse, mesmo sem ter dinheiro para isso. Eles declaravam que o banco tinha R$ 1,6 bilhão positivos, mas tinha 900 milhões negativos na conta. A fraude chegou em torno de 2,5 bilhões de reais.

Veja também

BOMBA CAIU NO APRESENTADOR

O Banco Central monitorou ações e percebeu que alguns bancos que fizeram negócio com o Panamericano tinham exatamente o mesmo empréstimo. A bomba caiu para Silvio Santos, que era o nome mais famoso relacionado ao escândalo.

A SOLUÇÃO

O apresentador, entretanto, não tinha nenhum tipo de envolvimento com a polêmica, de acordo com as investigações da época. Para não fugir da bomba, ele pegou um Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e conseguiu um empréstimo de 2,5 bilhões. Ele e a Caixa pagaram tudo o que deviam e tinham 10 anos para pagar o empréstimo, além de 3 anos para começar a pagar.

O apresentador só conseguiu pagar tudo isso porque deixou 44 empresas de garantia, como o SBT e a Jequiti. Foi por este motivo que o Homem do Baú quase viu a falência.

Confira vídeo sobre o assunto:

Silvio Santos quase faliu por causa do Banco Panamericano (Foto: Reprodução)
Silvio Santos quase faliu por causa do Banco Panamericano (Foto: Reprodução)

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Assuntos

Silvio Santos

Quem escreve

Paulo Vito

Paulo Vito é um jornalista que trabalha com celebridades desde 2017 e admira tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Está sempre de olho no que acontece nas redes sociais e faz questão de prestar atenção nas polêmicas e novidades!

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários