Aposentados podem solicitar adicional de 25% do benefício do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por diversos benefícios, entre eles, aposentadoria por incapacidade permanente, que é popularmente conhecida por aposentadoria por invalidez, tendo um grande papel na fonte de renda de alguns segurados.
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No entanto, o que poucos sabem, é que é possível receber um adicional de 25% na aposentadoria por invalidez que necessitam de assistência permanente para realizar atividades básicas diárias, porém é necessário passar por um processo de solicitação e se enquadrar nos critérios de elegibilidade.
Portanto, para possuir o direito do adicional de 25% na aposentadoria por invalidez, o segurado deve comprovar através de dados médicos e relatórios, ia incapacidade para realizar atividades cotidianas sem assistência permanentemente.
No caso da comprovação ser válida, basta agendar um atendimento no INSS, por meio do aplicativo do Meu INSS ou presencialmente e realizar a solicitação do adicional. Vale ressaltar que o adicional não é um benefício cumulativo com outros, assim, no caso do segurado receber outro tipo de auxílio, o valor total não será somado.
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Entretanto, para solicitar o adicional, o cidadão deve fazer um agendamento no instituto e durante o atendimento, informar ao servidor sobre sua necessidade de ajuda em suas atividades diárias. A instituição previdenciária fará uma análise do seu caso e, se confirmada a incapacidade, o adicional de 25% será concedido.
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Além da incapacidade para realizar atividades cotidianas, a cegueira total, paralisia dos membros, perdas de alguns membros quando a prótese for impossível, doenças que exijam permanência contínua no leito, alteração das faculdades mentais e quaisquer condições permanentes que necessitem de assistência frequente nas atividades diárias, também possuem o direito ao auxílio.
Desse modo, para a solicitação do benefício, é necessário que o segurado realize a avaliação de uma perícia médica do instituto, afim de conceder o direito ao adicional.
Quais documentos são necessários para realizar a solicitação?
Documentos necessários para a solicitação incluem o CPF e, para procuradores ou representantes legais, é necessário apresentar a procuração ou termo de representação legal, além de um documento de identificação com foto.
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