Ratinho SBT

Exclusivo! Ator que faz Xaropinho expõe relação com Ratinho, bastidores de Silvio Santos e proposta bomba da Globo

Ratinho e Eduardo Mascarenhas, intérprete do Ratinho (Foto: Reprodução)
Ratinho e Eduardo Mascarenhas, intérprete do Ratinho (Foto: Reprodução)

Eduardo Mascarenhas conta sobre sua carreira como o lendário Xaropinho

O TV Foco conversou com exclusividade com o ator que dá vida ao personagem Xaropinho, do Programa do Ratinho. Eduardo Mascarenhas revelou em entrevista como é seu relacionamento com o apresentador e como tudo começou na carreira.

+ Exclusivo! Cantor amigo de Bolsonaro ataca o movimento LGBT: “Só pensam com o fiofó”

+ Com namorado secreto, Sonia Abrão vem a público, mostra foto de parceiro e declara grande amor: “Com meu baby”

Eduardo contou que iniciou como roteirista de histórias em quadrinhos, focando em conteúdo infantil e trabalhou no estúdio do irmão do novelista Benedito Ruy Barbosa: “Com 14 anos de idade eu comecei a trabalhar no estúdio Eli Barbosa, criando personagens como Gorda, Patrícia Fofuros e Amendoins”.

O parceiro de Ratinho, Mascarenhas também teve passagens pela Editora Abril, desenvolvendo roteiros para personagens Disney.

O ator chegou ao Ratinho em junho de 1998, depois que os personagens ET e Rodolfo foram para o Programa Domingo Legal: “Em 98 ele [Ratinho] começou a estourar. Nesta época, o Gugu contratou o ET e Rodolfo pra trabalhar com ele. Aí, o Ratinho ficou sem apoio de humorista pra brincar com ele. Foi quando eu joguei a ideia do boneco e ele gostou”.

O famoso apresentador do SBT e amigo de Silvio Santos, Ratinho (Foto: Divulgação) Xaropinho
O famoso apresentador do SBT e amigo de Silvio Santos, Ratinho (Foto: reprodução/SBT)

RELACIONAMENTO COM RATINHO

Perguntamos sobre como é o relacionamento do ator e roteirista com o Ratinho, e ele confessou que no início era estritamente profissional, realmente à base de contrato, mas depois isso mudou: “Hoje virou família. A minha relação com o Ratinho é muito familiar, de muito respeito, de muito carinho e de muita consideração”.

Eduardo explica ainda que Ratinho é o dono da marca Xaropinho, mas ele tem liberdade de realizar alguns eventos e ações, sempre combinando com o apresentador.

Ratinho e Silvio Santos (Foto: Divulgação)
Ratinho e Silvio Santos (Foto: Divulgação)

SILVIO SANTOS

Sobre contato com Silvio Santos nos corredores do SBT, Eduardo escancarou como é sua vivência com com Dono do Baú: “Eu tive pouco contato com o Silvio Santos ao longo desses 22 anos. Eu tive com ele umas 3 ou 4 vezes, no máximo. Ele é um tirador de sarro, me chama de Xavequinho, Xaveirinho”.

O parceiro de Ratinho nos programas ainda conta que se espelha bastante em Silvio Santos: “O jeito que ele da atenção para as pessoas, é um cara que você aprende com a simplicidade dele”, contou Eduardo.

+ Eduardo Costa, após barraco e desavenças, faz grave denúncia e pede intervenção do público: “Dolorosa demais”

+ Entramos na mansão absurda do padre Marcelo Rossi com academia própria, porta enorme e chão de espelho: “18 milhões”

PROGRAMA DE VOLTA

Eduardo ainda disse como será o protocolo para o retorno das gravações: “No programa do Ratinho, Faxinildo não entra, Marquito não entra, Santos…. Só entra o Ratinho, e com uma equipe muito reduzida. Menos câmeras, todo mundo distante”.

“O Ratinho hoje está gravando uma vez por semana, com equipe reduzida. A gente participa mas mantendo distância, todo mundo com muita precaução”. O ator disse ainda sobre sua colega que contraiu a doença: “Renata Schmidt chegou a ter Covid. Foi curada, nem sentiu que teve, mas foi indicado no teste”, escancarou o contratado do SBT.

Intérprete do boneco Xaropinho teve a sua identidade revelada (Foto: Montagem/TV Foco)
Intérprete do boneco Xaropinho teve a sua identidade revelada (Foto: Montagem/TV Foco)

XAROPINHO NA GLOBO?

Além da carreira interpretando o personagem ao lado de Ratinho, Eduardo também é pastor e professor de filosofia. No fim da entrevista, Mascarenhas abriu o jogo sobre uma proposta que recebeu da famosa diretora Marlene Mattos em meados de 2001: “Ela lançou uma proposta para que, naquela época, eu fosse pra Globo”.

O ator contou que recusou mas que esta não foi a única: “Eu tive umas propostas ao longo da minha vida, mas eu preferi ficar com o Ratinho. O SBT é uma casa excelente para trabalhar”.

Barracos, traição e muita fofoca ao vivo no canal do TV FOCO no YOUTUBE. INSCREVA-SE

Sobre o autor

Felipe Reis

Felipe Reis é jornalista e radialista. Natural de São José dos Campos/SP, tem passagens por emissoras de rádio e TV aberta como produtor e redator. Adora falar de celebridades, entretenimento e sobre política conversa toda semana em seu podcast, PAPOcast.