Celebridades Entrevistas Exclusivo

Exclusivo: Catia Fonseca abre o jogo, fala de concorrência na TV, críticas e dá detalhes do novo programa na Band

A apresentadora do Melhor da Tarde (Foto: Divulgação/Band)
A apresentadora do Melhor da Tarde (Foto: Divulgação/Band)

Correndo a todo vapor para cumprir uma recheada e extensa lista de compromissos, que envolvem principalmente a divulgação do Melhor da Tarde na Band, Catia Fonseca recebeu a equipe do TV Foco para uma entrevista pra lá de divertida e descontraída, na qual fez importantes revelações!

Vamos conferir?

TV Foco:  “Qual é a sua expectativa para a estreia do programa Melhor da Tarde nesse momento? O que está passando por sua cabeça?”

Catia Fonseca: “Então, eu não tenho essa história de ansiedade, de expectativa nesse sentido. Eu acho que estamos há tanto tempo moldando o programa, encontrando a forma como queríamos fazer, que o programa já está acontecendo pra mim.”

TV Foco: “Então não tem aquele frio na barriga ou aquela preocupação se tudo dará certo?

Catia Fonseca: “Certo e errado é relativo porque a gente sabe porque nós pensamos. Mas quem está assistindo não sabe o que nós planejamos fazer. Então acho que é aquilo da gente se divertir acima de tudo. A única preocupação que eu tinha era de conhecer o cenário, porque nós temos degraus para eu não cair. Eu já dei umas três voltas por lá de frente e de lado”, brincou.

TV Foco: Agora falando em cenário, você pode antecipar alguma coisa para o público do TV Foco, o que nós podemos esperar?

Catia Fonseca: “Esse cenário eu vou te dizer… Não é porque é nosso, não, mas é um dos cenários mais lindos que eu já vi. Primeiro porque ele está super clean (despojado), aconchegante e ao mesmo tempo com uma personalidade legal e forte. A cozinha é fantástica, é uma cozinha dos sonhos, pelo menos dos meus sonhos e de todo mundo que gosta de cozinhar, é muito linda. Eu acho que cada cantinho foi pensado em ser aproveitado (…) É funcional e com um fundo bonito, então não importa de que lado a câmera pegue estará sempre perfeito e impecável. Eu achei maravilhoso!”

TV Foco: A gente percebe que as pessoas têm muito carinho por você, elas criaram uma relação assistindo você durante anos. O que você adere a esse carinho?

Catia Fonseca: “Hoje mais do que nunca a televisão tem essa característica, não é? Porque antigamente víamos os apresentadores endeusados, eles estavam num degrau acima e hoje tudo está tudo de igual para igual. Percebo que as pessoas na verdade percebem que de fato todos somos iguais. Os problemas que eu tenho, elas [pessoas] podem ter, isso acaba nos aproximando muito mais.”

TV Foco: E essa questão da ‘transparência’? Parece que está na ‘moda’, talvez não seja a palavra certa, mas é aquilo de ser como você é mesmo?

Catia Fonseca: “A gente não tenta ser um personagem. Eu seria uma péssima atriz, não consigo fazer isso não (risos), então o detalhe maior é esse. O público percebe cada sutileza da gente. Outro dia eu estava fazendo uma live (transmissão ao vivo) e um telespectador falou assim: ‘Ah, você está fazendo fono?’, eu falei que sim e ele disse que dava para ver, então eles conhecem as sutilezas porque eu estou aprendendo a colocar a minha voz com a Silvia Pinho. Ela está me ensinando o jeito certo porque eu estava ficando com calos nas pregas vocais.”

Anúncio do novo programa (Foto: Divulgação)

TV Foco: Você gosta de se acompanhar? De se ver dando entrevistas na TV, por exemplo?

Catia Fonseca: “Olha, assisto, mas não assisto sempre. Se você assiste todos os dias você coloca um defeitinho em si mesmo e fala: ‘Porque eu fiz aquela cara?’, ‘Porque eu olhei para o lado? Eu poderia estar com uma postura melhor!’, quando você faz isso e quando você está no ar pensando sobre isso fica artificial. Fica dura! Tem tanta coisa para pensar. (…) Não sei se há uma forma de aprender e ficar natural, mas se você se assiste todo o dia dificilmente você vai conseguir fazer [programa] e você perde sua naturalidade. Por outro lado, gosto me me assistir, porém sou extremamente chata comigo. No final das contas, é legal se assistir vez ou outra nesse caso.”

+ Band lança programação 2018 e anuncia estreia de oito novos programas

TV Foco: Vamos falar de concorrência… Quando você migra para Band, sendo que estava há tantos anos na TV Gazeta com um programa consolidado, o que você pensa quanto à disputa no horário?

Catia Fonseca: “Eu acredito que a ‘concorrência’ na verdade vem para tirar todos da zona de conforto. Não vejo a Gazeta como uma concorrência, e sim todas as emissoras, que passam a ser concorrentes como sempre foram, não enxergo isso de forma diferente. Por exemplo, estaremos no mesmo horário do Fofocalizando do SBT, da Sonia Abrão, do ‘Mulheres’ da Gazeta, do ‘Vídeo Show’ da Globo e da Fabíola Reipert da Record TV. Não temos que pensar na concorrência, temos que pensar na gente fazendo um bom programa para que seja uma ótima opção para o público. Quem decide não é a concorrência e sim quem está em casa assistindo e esse é o ‘x’ da questão. Não importa se a emissora A, B, C, D ou E dará mais audiência porque eu acho isso um jogo legal. Quando eu estava na Record tinha isso de ‘brigar’ pela audiência, na Gazeta não tinha. O diretor passava pelo ponto: ‘Olha vai trocar tal programa’, então se o quadro tivesse bem posicionado nós puxamos a audiência para gente.”

TV Foco: Então essa era a estratégia?

Catia Fonseca: “A estratégia é a alma do negócio, nesse caso. Mas tem que estar com um bom produto, né? Senão não há estratégia que resista. Então o diretor falava: ‘Olha em trinta segundos fica esperta que vou te falar quando a concorrência sair e você chama o que vamos fazer em detalhes’, esse era o atrativo. Quando um programa acaba, as pessoas na maior parte do tempo, mudam de canal e é nessa hora que ‘puxamos’, por isso gosto desse jogo.”

TV Foco: Para finalizar, como lidar com as críticas? Com aquelas pessoas que pegam pesado… Qual é a estratégia da Catia Fonseca?

Catia Fonseca: “Minha estratégia é analisar se o que está sendo dito é verdadeiro ou não. Tem algumas críticas que lemos e falamos: ‘Nossa, isso é verdade. Tem razão’, e tem crítica que a pessoa fala e você não concorda, então tudo bem. Mas, tem crítica que a pessoa na verdade tem o objetivo de achar que vai nos desestabilizar e aí para essas pessoas eu digo: ‘Procure outro alvo por que isso não rola para mim!’, têm algumas figurinhas que nós já conhecemos. Depois da terceira vez que a pessoa vai lá e acha que vai detonar ou denegrir, eu não respondo, bloqueio e encerro. Esqueço essa pessoa!  (…) O silêncio é uma prece, não adianta ficar batendo boca. Às vezes você conversando com uma pessoa ela entende que foi seu ponto de vista, OK! Essa era uma pessoa normal como a gente, que erra e que acerta ou tem uma opinião diferente. Outras pessoas têm a opinião diferente, vamos respeitar. Agora tem gente que tem a vontade de achar que vai destruir e então para essas eu deixo no vácuo.”, finalizou.

Vale dizer que Catia Fonseca estreia o Melhor da Tarde a partir desta quinta-feira na Band. O programa vai ao ar a partir das 14h para São Paulo e às 15h para todo o Brasil.

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

Comentários recentes

CONHEÇA

ASSISTA!

;