Análises

AnálisesBastidores da TVDestaqueEm DestaqueEmissorasExclusivoNotíciasNotícias da TelevisãoRedeTV!TV Foco

Exclusivo: confira os bastidores de reportagem do ‘Melhor Pra Você’

Melhor Pra Você, RedeTV
Veja os apresentadores Celso Zucatelli, Edu Guedes e Mariana Leão do outro lado da câmera com exclusividade em texto do colunista Marcos Martins (Foto: Divulgação)

Na última segunda-feira (25), a RedeTV! estreou o Melhor Pra Você, nova revista eletrônica comandada por Celso Zucatelli, Mariana Leão e Edu Guedes. Com inúmeros comentários positivos e boa aceitação do público, o programa recebeu todo o aval da alta cúpula da emissora e a expectativa é de que a audiência siga em curva ascendente.

Como aposta, a atração que mistura jornalismo e entretenimento quer cada vez mais proximidade com o público e para isso os apresentadores estão saindo às ruas para gravar matérias especiais carregadas de emoção. Após convite para lá de especial, que partiu de nada mais, nada menos que Edu Guedes, acompanhei por um dia a rotina dos apresentadores, diga-se de passagem, muito queridos, e o resultado você confere a partir de agora. Vamos lá?!

Apresentadores ao lado de Alexandre Raposo, cãozinho Paçoca, Franz Vacek e Wanderley Villa Nova – da esquerda para direita – na coletiva de imprensa (Foto: Marcos Martins/ TV Foco)
Apresentadores ao lado de Alexandre Raposo, cãozinho Paçoca, Franz Vacek e Wanderley Villa Nova – da esquerda para direita – na coletiva de imprensa (Foto: Marcos Martins/ TV Foco)

Terça-feira, 19 de maio de 2015. Após participar da coletiva de imprensa do programa (realizada na sede da emissora em Osasco), junto aos demais jornalistas de veículos como Folha de São Paulo, UOL e Jornal O Dia, aguardei por um período na sede, enquanto o ZEM estava em outro compromisso com a direção. Por volta das 14h30, peguei carona em uma van da RedeTV! ao lado da divertida equipe técnica do Melhor Pra Você, rumo ao bairro da Liberdade, tradicional ponto turístico que abriga a maior colônia japonesa do mundo fora do Japão. Já na região central de São Paulo, nosso destino foi o campus da faculdade FMU – direto para a cozinha do curso de Gastronomia. A reportagem em questão se tratava de uma receita preparada para moradores de rua, com ajuda dos estudantes, peças indispensáveis nessa pauta.

Alguns alunos já acompanhavam a movimentação (Foto: Marcos Martins/ TV Foco)
Alguns alunos já acompanhavam, bem animados, a movimentação na cozinha do curso de gastronomia da FMU, no bairro da Liberdade, em São Paulo (Foto: Marcos Martins/ TV Foco)

Para adiantar alguns takes enquanto os apresentadores não chegavam, o diretor de fotografia, munido do roteiro, orientou um cameraman do grupo para registro dos ingredientes da Massa à Bolonhesa e também da rotina dentro da cozinha para deixar tudo no ponto, com as devidas marcações de planos que seriam utilizados. 18h, e o trio ZEM chega à faculdade com o restante da equipe – as gravações iniciaram ainda na entrada da emissora, como introdução. No corredor da FMU, Zuca, Edu e Mari logo pegaram as suas tocas e aquele toque blanche, termo francês usado em referência aos chapéus compridos e, geralmente, na cor branca que os cozinheiros usam.

Apresentadores chegam no local da gravação da receita (Foto: Marcos Martins/ TV Foco)
Apresentadores chegam ao local da gravação da receita (Foto: Marcos Martins/ TV Foco)
Edu Guedes ajuda Mariana Leão durante preparo do Macarrão à Bolonhesa (Foto: Marcos Martins/ TV Foco)
Edu Guedes ajuda Mariana Leão durante preparo do Macarrão à Bolonhesa, com auxílio dos universitários e professores (Foto: Marcos Martins/ TV Foco)
Edu Guedes atende aos fãs-alunos do curso de Gastronomia da FMU (Foto: Marcos Martins/ TV Foco)
Edu Guedes atende aos fãs-alunos do curso de Gastronomia da FMU que se aglomeraram para tirar fotos após a gravação (Foto: Marcos Martins/ TV Foco)

Com grande movimentação do lado de fora, os apresentadores gravaram o preparo da receita e logo depois as “marmitas” com macarronada foram preparadas para os moradores de rua. Após as gravações e muito tiete na faculdade, todos já tinham um novo destino. Tratava-se de uma região, também no centro da cidade, localizada ao redor da estação de metrô São Bento. Segundo pesquisa recente, apenas pelas redondezas circulam mais de 73 mil pessoas por dia e a estação é a terceira maior de São Paulo quanto à demanda. Bem próximo da BOVESPA e do CCBBSP (Centro Cultural Banco do Brasil), a realidade é alarmante: centenas de moradores de rua disputam espaço, sem nenhuma perspectiva de vida. Vale lembrar que esse é apenas um dos lugares que abrigam uma triste realidade na capital. Apoiados por seguranças, a equipe foi possibilitada de executar os trabalhos de maneira tranquila.

Veja também

Zuca, Edu e Mari conversam com moradores de rua no centro de São Paulo (Foto: Marcos Martins/ TV Foco)
Zuca, Edu e Mari distribuem marmitas e conversam com moradores de rua no centro de São Paulo (Foto: Marcos Martins/ TV Foco)

A cada embalagem entregue, uma história. Isso ficou perceptível na reportagem, mas, principalmente, no local por quem acompanhava. Como sempre, há aqueles que não querem o mínimo de ajuda e retribuem de maneira agressiva. Uma senhora estava visivelmente alterada e não aceitou o prato de macarronada; outro desconfiou de que a comida estava “envenenada”, enfim, não cabe a ninguém julgar. Os apresentadores se emocionaram bastante ao longo das gravações, que tiveram vários pontos altos. O cantor da Jovem Pan, o homem já idoso que pediu uma camisa do programa…

Assim como o próprio Zucatelli disse, a atitude foi apenas uma semente que pode ser semeada por muito mais pessoas. Um pai de família, homenageado durante a matéria, ressaltou a importância do bom exemplo e levou o filho para ajudar. Depois da iniciativa, um empresário renomado decidiu doar duzentas pizzas a moradores de rua. Prova de que é assim mesmo que uma boa ideia ganha mais seguidores. A reportagem pode ser conferida na íntegra pelo site do programa. Clique aqui para assistir aos vídeos.

Registro ao lado dos apresentadores do 'Melhor Pra Você' (Foto: Reprodução/ Instagram)
Meu registro ao lado dos apresentadores do ‘Melhor Pra Você’ (Foto: Reprodução/ Instagram)

Sobre o ponto de vista geral, é muito interessante ter esse tipo de experiência por trás das câmeras, conhecer o lado de cada profissional envolvido. O lado que o público não conhece e/ou muitas vezes distorce, nem sempre por má fé. É sempre válido, na posição de jornalista, levar ao leitor o outro lado das produções. Por trás de cada câmera, cada microfone, cada personalidade, existe um ser humano. Uma grande honra poder contar um pouco dessa história para você que acompanha o TV Foco.

Por Marcos Martins (@MarcosMartinsTV)

🚨 Davi vai ser expulso no BBB24? + Ivete é INTERNADA + Jojo é traída e se VINGA

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA