São Paulo é uma grande metrópole e com isso, o transporte público precisa de alternativas para salvar os paulistas
Tarcísio de Freitas, Governador de São Paulo está ciente sobre expansão de 3 linhas de metrô em SP anunciadas com 23 novas estações.
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A partir de informações do portal Mobilidade Estadão e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em transporte público, detalha agora as novidades do metrô em SP.
Em São Paulo por exemplo, existem 6 linhas metroviárias. Portanto, essa expansão de 3 linhas irá atingir em cheio a vida dos paulistas.
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Afinal, o metrô segue sendo um meio de transporte popular e sem riscos de atrasos. Afinal, a agilidade sobre os trilhos faz com que os passageiros consigam se programar e ter mais qualidade de vida.
NOVAS ESTAÇÕES?
Em um painel da 30ª Semana da Tecnologia Metroferroviária, organizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), feita em São Paulo, engenheiros e funcionários do Metrô-SP destacaram as obras que estão em andamento.
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Em maio de 2024, Tarcísio de Freitas anunciou o programa São Paulo Nos Trilhos, voltado ao transporte público.
O governador revelou um investimento surpreendente de R$ 190 bilhões para o Metrô.
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O plano de inauguração aponta para os anos de 2026 e 2027, mas, até então, prevendo que não ocorram imprevistos no caminho.
AFINAL, QUAIS SÃO AS NOVAS ESTAÇÕES DO METRÔ DE SÃO PAULO?
Linha 6-Laranja:
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- Criação de 15.3 km;
- 15 novas estações;
- 633 mil novos passageiros por dia útil;
- Novas conexões com as linhas 1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi e 8-Diamante;
Linha 17-Ouro:
- Criação de 7.4 km;
- 8 novas estações;
- Primeiro ramal em “Y”;
- 93 mil novos passageiros por dia útil;
- Novas conexões com as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda;
Desse modo, 23 novas estações irão salvar os paulistas, tendo um meio de transporte prático e mais rápido.
MAIS EXPANSÃO DO METRÔ?
O monotrilho também será expandido em São Paulo. Ao leste, o ramal terá duas novas estações (Boa Esperança e Jacu-Pêssego).
Em contrapartida, a oeste, a Linha 15-Prata se conectará com a Linha 10-Turquesa, na Estação Ipiranga.
Desse modo, uma nova estação de trem também está sendo construída pela CPTM no local, para permitir o trânsito de passageiros.
Atualmente, o Metrô está construindo as fundações da Estação Boa Esperança e da Estação Jacu-Pêssego.
Portanto, a via elevada, na qual o monotrilho deverá correr, está em construção entre o pátio de operação e Jacu-Pêssego.
“O trecho entre a Estação Boa Esperança e o Jardim Colonial depende da duplicação do viário [ruas que passam abaixo da via], outro desafio que estamos enfrentando”, explica Giovani Sorice Neto, engenheiro do Metrô.
Por fim, a previsão é de que as três novas estações operem em 2027. Para o Trecho 2, ainda existe data estipulada para o início da operação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- A cidade de São Paulo possui mais de 11 milhões de habitantes, sendo a maior do país em número de moradores.
- Desse modo, todos os meios de transportes se tornam cruciais e o metrô, que recebe milhares de pessoas todos os dias, é um exemplo disso.
- Sendo assim, a boa notícia para os paulistanos é que a população contará com mais transporte sobre trilhos em breve.
- O metrô, os trens e o monotrilho da região metropolitana da capital paulista estão em expansão e devem modificar o trajeto diário dos cidadãos.
A LINHA 1-AZUL DO METRÔ DE SP FOI PRIVATIZADA?
Primeiramente, o Governo de São Paulo ainda não privatizou a Linha 1-Azul do Metrô.
Portanto, o Governador Tarcísio de Freitas, anunciou planos para concedê-la à iniciativa privada ainda em 2025.
Porém, até o momento, a linha segue sob gestão da Companhia do Metropolitano de São Paulo.
“Desse modo, veja matéria completa sobre nova linha de metrô anunciada em 2025 para salvar milhões de trabalhadores em SP”.