Fabio Turci: conheça detalhes sobre a vida e carreira do jornalista

Fábio Turci dá notícia sobre Rodrigo Bocardi ao vivo no SP1 e confirma que jornalista irá comandar programa sobre carnaval (Foto: Reprodução / SP1 da Globo )
Fabio Turci no Bom Dia São Paulo, da Globo. (Foto: Reprodução / Internet)

Fabio Turci

Fabio Turci é um jornalista brasileiro, nascido em Pidamonhangaba, interior de São Paulo, no dia 19 de fevereiro de 1975. Ficou conhecido nacionalmente por seu trabalho em telejornais da Rede Globo.

Formou-se em jornalismo em 1997, na Universidade Estadual Paulista, em Bauru, e depois se especializou em Economia e Mercado com um MBA. Iniciou carreira no jornal Diário de Bauru, passando pelo Jornal Cidade, TV Modelo e TV Vanguarda, sendo as duas últimas afiliadas da Globo.

Destacou-se pelo trabalho nas emissoras locais até que em 2003 foi transferido para a TV Globo São Paulo, quando começou a trabalhar como repórter ao SPTV, Jornal Hoje e Jornal Nacional. Durante esse tempo, fez coberturas históricas no canal.

Fábio Turci, Renata Lo Prete
Fabio Turci na redação da Globo. (Foto: Reprodução / Internet)

Em 2006, Fabio Turci cobriu ataques de facção em São Paulo, a queda do voo TAM (2007), a visita do Papa à Parecida (2013) e em 2014 o acidente que matou Eduardo Campos, que na época era candidato à presidência do país.  No mesmo ano, também fez a Copa do Mundo.

Passou a ser correspondente de Nova York, e em sua passagem pelos Estados Unidos, cobriu alguns massacres, como o de Orlando em 2016, Las Vegas em 2017 e um atentado em uma ciclovia de NY no mesmo ano. Já na parte política, cobriu os últimos dias de campanha de Donald Trump, pouco antes dele se eleger como presidente.

Ficou como correspondente internacional até 2019, quando voltou ao Brasil e passou a apresentar eventualmente o SPTV, que na época era comandado por César Tralli. Também substituiu Renata Lo Prete algumas vezes no Jornal da Globo, Bocardi no BDSP, até que em maio de 2023 foi demitido após 20 anos.

Fábio Turci foi âncora do "Jornal da Globo" por algum tempo, até a volta de Lo Prete
Fábio Turci foi âncora do “Jornal da Globo” por algum tempo, até a volta de Lo Prete (Reprodução/ TV Globo)

Lançou o podcast “Existo” logo na sequência e confirmou que não deseja voltar à TV tão cedo, já que irá focar no canal e também em palestras. Ele luta pela causa LGBT+, já esteve na parada gay e garantiu que quer usar seu alcance para refletir sobre a diversidade no país.

Fabio Turci (Foto: Reprodução)
Fabio Turci (Foto: Reprodução)

Quantos anos Fabio Turci tem?

Fábio Turci completou 48 anos em fevereiro de 2023.

O jornalista vai voltar à TV?

O próprio confirmou que não tem planos e focará no seu novo canal.

César Galvão, Fábio William e Fábio Turci foram demitidos (Foto: Reprodução/TV Globo)
César Galvão, Fábio William e Fábio Turci foram demitidos (Foto: Reprodução/TV Globo)