BOMBA!

Facão à solta no Bolsa Família: Decisão de Lula crava 2 viradas históricas e encerra benefícios em 2024


Lula crava pente fino no Bolsa Família (Foto: Internet)

Beneficiários do Bolsa Família precisam ficar atentos ao pente fino que está acontecendo no programa

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cravou duas mudanças históricas na gestão dos programas sociais do país, com foco principalmente no CadÚnico e no Bolsa Família.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Em 2024 o Governo Federal iniciou um rigoroso pente fino no CadÚnico, visando garantir que apenas famílias em situação de vulnerabilidade sejam beneficiadas pelos programas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Essa revisão inclui uma análise minuciosa dos dados cadastrais, o cruzamento de informações com a Receita Federal para verificar a renda declarada e visitas domiciliares para confirmar as informações fornecidas no cadastro.

Ppente fino do programa removerá diversas famílias do benefício (Reprodução: Internet)
Ppente fino do programa removerá diversas famílias do benefício (Reprodução: Internet)

Foco nas famílias unipessoais

Uma das principais preocupações dessa revisão tem sido as famílias unipessoais do Bolsa Família compostas por apenas um membro.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Isso porque, em alguns casos, famílias compostas por mais de um membro inscritas dessa maneira estavam recebendo, por consequência, dois benefícios.

Veja também

Outro caso comum era quando havia uma mudança na composição familiar. Em alguns casos, o beneficiário unipessoal acabava não atualizando seus dados cadastrais.

Novas regras relacionadas ao Bolsa Família (Foto: Reprodução/ Internet)
Novas regras relacionadas ao Bolsa Família (Foto: Reprodução/ Internet)

Essa situação, até o momento, levou ao bloqueio de cerca de 1,7 milhão de pagamentos do Bolsa Família devido a inconsistências na composição familiar.

A verificação ainda está acontecendo, sendo implementada a Averiguação Cadastral Unipessoal, visando verificar as informações de pessoas cadastradas como moradoras unipessoais para evitar repasses incorretos de benefícios sociais.

Como resultado dos esforços empreendidos, houve uma redução significativa de 66% na entrada de cadastros unipessoais em março, em comparação com a média registrada em 2022.

Lula traz mudanças ao Bolsa Família em 2024 (Foto: Internet)
Lula traz mudanças ao Bolsa Família em 2024 (Foto: Internet)

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, enfatizou que esses resultados positivos são fruto do trabalho de verificação, identificando aqueles que afirmam morar sozinhos, mas na realidade vivem com suas famílias.

Em resumo, a intensificação do pente fino no CadÚnico e o foco na revisão dos cadastros de famílias unipessoais, destacando as duas viradas históricas gravadas pelo governo Lula em 2024.

Essa mudança representa uma resposta direta às irregularidades identificadas nos cadastros e reafirma o compromisso do governo com uma gestão que realize o repasse de maneira justa e transparente.

Como atualizar meus dados no CadÚnico?

Para atualizar seus dados no Cadastro Único de forma simples e rápida pela internet, você pode seguir estes passos:

  1. Primeiramente, certifique-se de ter o aplicativo Cadastro Único instalado em seu celular.
  2. Abra o aplicativo e faça login usando sua conta Gov.br.
  3. Após o login, procure pela opção “Atualização Cadastral por Confirmação” e clique nela para iniciar o processo de atualização.
  4. Siga as instruções fornecidas pelo aplicativo para revisar e atualizar as informações necessárias.
  5. Confirme os dados atualizados e, se tudo estiver correto, finalize o processo.

Além disso, você também pode optar por atualizar seu cadastro pessoalmente em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

A atualização deve ocorrer em casos como mudança de endereço ou número de telefone, nascimento, adoção ou falecimento de membros da família, alteração na renda mensal ou modificação no estado civil.

Caso o processo seja de alteração de informações e não somente de atualização, você precisa comparecer ao CRAS para finalizar o processo presencialmente.

🚨 Davi assume uso de dinheiro doado ao RS + Globo crava desfecho do campeão + Dona Déa é DETONADA         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br