TRISTEZA E NOSTALGIA!

Transmissões derrubadas e choro de funcionários: Falência de 2 emissoras de TV populares como a Globo devasta

Duas grandes emissoras de TV enfrentaram o colapso e a falência (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Pinterest)

Duas grandes emissoras de TV enfrentaram o colapso e a falência (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Pinterest)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Relembre a história dessas emissoras históricas de TV, tão populares quanto a Globo, que causaram choro e desespero entre funcionários após falência

A chegada da televisão brasileira, ainda na década de 50, trouxe uma verdadeira transformação na vida de milhões de brasileiros.

Isso porque a introdução desse novo meio de comunicação e entretenimento representou um marco cultural, conectando a população de diferentes regiões e permitindo o acesso a informações e programas, até então inimagináveis, e em uma época em que a internet não era nem sequer uma ideia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E as nossas primeiras emissoras de TV, que com o tempo se consolidaram e se expandiram, criaram laços ainda mais fortes para com seus telespectadores.

A chegada da televisão brasileira foi um grande marco (Foto Reprodução/Intelectual Colégio e Curso)

No entanto, infelizmente, algumas gigantes que marcaram a história sofreram finais abruptos e devastadores, acompanhados de muita frustração, tanto por parte dos funcionários quanto para quem as assistia diariamente.

Falando nisso, a equipe do TV Foco, especializada em histórias da televisão brasileira e bastidores, com base no portal CNN, separou a história de duas grandes emissoras, tão populares quanto a Globo é atualmente, as quais infelizmente entram na lista do adeus.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ambas foram pioneiras, estabeleceram tendências e, de certa forma, moldaram o padrão de qualidade e inovação que outros emissores desejavam seguir ao longo dos anos.

1.TV Excelsior (1960 – 1970)

Inaugurada ainda no dia 9 de julho de 1960, a TV Excelsior foi um marco para a televisão brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TV Excelsior (Reprodução: Internet)

A TV Excelsior revelou talentos como Elis Regina e Gilberto Gil no programa “Show Dois da Bossa”, contribuindo para a música popular brasileira.

A emissora ainda lançou Renato Aragão, conhecido como Didi, e Dedé Santana, figuras marcantes na história da televisão brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, um de seus maiores diferenciais foi trazer para o Brasil séries internacionais, que até então eram algo extremamente escasso na televisão nacional.

Elenco da novela “Mais Forte Que o Ódio”, da TV Excelsior (Foto: Reprodução/Museu da TV)

Porém, apesar do sucesso e da inovação, a TV Excelsior não conseguiu sobreviver à crise financeira que abalou a emissora, agravada pela pressão política da Ditadura Militar.

Em 1970, com o governo militar impondo censura e dificuldades financeiras crescentes, a emissora foi fechada.

A sua saída do ar foi dolorosa para muitos, especialmente para seus funcionários e telespectadores, que choraram diante da perda de uma das maiores apostas de inovação e qualidade na TV brasileira.

Seu fechamento aconteceu de forma abrupta e marcou o fim de uma era de experimentação na televisão nacional.

TV Tupi (1950 – 1980)

Por fim, temos a TV Tupi, reconhecida como a primeira grande emissora de televisão do Brasil, antes mesmo da mencionada TV Excelsior.

Sob a liderança de Assis Chateaubriand, a TV Tupi surgiu em 1950, marcando a história do Brasil e da América Latina como a primeira emissora de televisão na região.

TV Tupi (Foto: Reprodução/Pinterest)

Derrocada:

No entanto, a emissora começou a enfrentar dificuldades financeiras na década de 60, especialmente após a morte de seu fundador, Assis Chateaubriand, em 1968.

Chateaubriand, conhecido como “Chatô”, havia sido uma força motriz por trás do império de comunicação que incluía rádios, jornais e revistas, além da própria TV.

A Hebe Camargo com Assis Chateaubriand (Foto: Reprodução/Blogger)

Após sua morte, a TV Tupi entrou em um processo de instabilidade, com a falta de uma liderança forte e a chegada de novos que vieram a tirar audiência da emissora.

A situação financeira da TV Tupi piorou ao longo dos anos 70, com atrasos salariais, crises administrativas e até um incêndio que afetou as instalações da emissora.

Em 1980, o governo brasileiro cassou a concessão da emissora, decretando seu fechamento definitivo e falência.

O fim da TV Tupi foi um momento de grande comoção, pois a emissora não era apenas uma empresa, mas também um símbolo de toda uma geração que acompanhou seu crescimento e sucesso.

Ondas de protestos

A falência da TV Tupi ainda gerou protestos e lamentações por parte de artistas, intelectuais e telespectadores, que sentiram a perda da pioneira da televisão brasileira.

Mesmo após greves e tentativas de reerguer a emissora, o canal não resistiu à crise e foi encerrado em 18 de julho de 1980, em um dos momentos mais tristes da história da televisão brasileira, conforme podem ver no vídeo abaixo:

Qual foi o primeiro programa de televisão da história?

De acordo com o FACOM, o primeiro programa televisionado foi o TV na Taba, que teve como apresentador Haroldo Silva.

Ele ainda contou com a participação de:

A transmissão foi assistida através de 200 aparelhos importados por Chateaubriand e espalhados pela cidade.

Posteriormente, a TV Tupi lançou o primeiro telejornal brasileiro, “Imagens do Dia”, com texto e reportagem de Rui Rezende e cinegrafia de Paulo Salomio, transmitido das 18 às 23h.

Conclusões:

Duas emissoras pioneiras da televisão brasileira, TV Excelsior e TV Tupi, faliram devido a crises financeiras e pressões políticas.

A TV Excelsior, conhecida pela programação inovadora e grandes talentos, encerrou suas atividades em 1970. Já a TV Tupi, a primeira emissora do país, faliu em 1980.

Ambas deixaram um legado importante na história da televisão brasileira. Mas, para saber sobre outras histórias de emissoras, clique aqui.*

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile