A rede gigantesca teve a falência decretada após anos de mercado
Indiscutivelmente, a Casas Bahia é uma das maiores e mais amada rede de varejo do Brasil. As lojas de departamento, vale lembrar, conseguiram sobreviver às mudanças de mercado e de economia das últimas décadas.
Dessa forma, concorrer com a gigante se tornou uma tarefa um tanto difícil, tanto que várias outras varejistas não resistiram às crises e decretaram falência, como foi o caso da Arapuã. Muito popular entre os paulistas, a loja teve sua origem no interior de São Paulo, na cidade de Lins, no ano de 1957.
Na década de 90, a rede se tornou uma varejista para lá de influente e tradicional no Brasil, rivalizando com as Casas Bahia e o Ponto Frio, de acordo com informações do UOL.
O prestígio no mercado não foi o suficiente para se manter firme, tanto que em 1998 a rede Arapuã entrou em recuperação judicial, enquanto lidava com uma séria crise financeira motivada pelo aumento dos juros, o que prejudicou as vendas a alavancou a inadimplência.
Ao todo, a dívida acumulada da rede somava cerca de R$ 1 bilhão no ano de 2002, situação essa que obrigou a rede tomar a decisão de baixar às portas.
Veja também

Auxílio inesperado, casa própria e dívidas quitadas: 3 benefícios da CAIXA pra lhe fazer virar cliente

Nova lei do INSS está EM VIGOR: 2 mudanças são confirmadas e pagamento cai na conta de lista de CPFs

Alerta urgente do Bolsa Família: Os 4 passos para regularizar o CPF e não perder o benefício em 2024

Em julho daquele ano, a Justiça decretou a falência da Arapuã por descumprimento da concordata. Sobretudo, a a rival da Casas Bahia conseguiu virar o jogo e mudar a decisão.
Todavia, em uma nova decisão no ano de 2020, o STJ bateu o martelo e decretou que o julgamento do TJ-SP se deu de forma ilegal, visto que a Arapuã descumpriu a concordata e já tinha a falência decretada, inabilitando qualquer pedido de recuperação judicial.
Após a situação ser exposta, os ministros do STJ se reuniram e optaram por decretar a falência pela segunda vez da empresa por 4 votos a 1. Assim, a gigante do varejo de eletrodomésticos teve a insolvência declarada definitivamente.

O que aconteceu com a Arapuã?
Nos dias de hoje, segundo o portal ‘Boletim Nacional’, os herdeiros do Sr. Jacob, proprietário da empresa, investem em outros nichos para manter parte da sua fortuna. Por sua vez, o nome Arapuã deve ser leiloado em breve para pagar parte da dívida.
🚨 Urgente! Ana Hickmann comete 'crime', Betty Faria humilha Bolsa Família e Bocardi detona