BOMBA
Falência, caindo aos pedaços e portas lacradas: 3 shoppings famosos de São Paulo sofrem com FIM devastador
10/04/2025 às 23h00

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3 grandes shoppings de São Paulo acabaram fechando as portas. A falência das empresas impactou a economia e abalou centenas de pessoas
São Paulo é um dos grandes centros comerciais do Brasil e costuma abrigar muitos empreendimentos. Inclusive, os maiores shoppings do país estão no estado. Apesar de todo sucesso, alguns acabaram ficando pelo caminho e acabaram tendo as portas lacradas, inclusive, por falência.
Para quem não sabe, estamos falando de 3 famosos shoppings de São Paulo. Eles acabaram sofrendo com um fim devastador e é exatamente sobre isso que abordaremos nessa matéria. Citaremos o Shopping Artur Alvim, Marechal Plaza Shopping e Best Shopping.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Shopping Artur Alvim
Segundo informações do portal Assuntos Criativos, o antigo Shopping Artur Alvim fechou suas portas em 1994 desde então nunca mais abriu. Apesar de todas as especulações no mercado.
O centro de compras fica localizado numa das regiões mais populosas de São Paulo. Aliás, ele possuía mais de 27.000 m² de área construída e contava com espaço para cerca de 170 lojas.

Marechal Plaza Shopping
Outro shopping de São Paulo que fechou todas as lojas foi o Marechal Plaza Shopping. Conforme o portal ABC Repórter, o empreendimento encerrou as atividades após quase duas décadas.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falência decretada pela Justiça e venda à rival: Fim de varejista n°1 de Curitiba, PR, abala clientes

Falência: Plano de saúde popular fecha as portas e deixa idosos 60+ sem chão

Dívida de mais de 4M, falência e leilão: Fim de gigante nº1 dos sorvetes faz país chorar após 97 anos
Assim, ele ficava localizado no centro de São Bernardo. Inaugurado em dezembro de 2004 por irmãos e empresários descendentes de família italiana, o espaço era um ponto de referência na região.
Os lojistas acabaram sendo forçados a sair do local e tiveram até o dia 20 de janeiro de 2024. Segundo o Diário do Grande ABC, a administração do Marechal Shopping chegou a emitir uma nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Best Shopping
Outro estabelecimento que teve um fim foi o Best Shopping, em São Bernardo do Campo. O imóvel, de três pavimentos divididos em 8 mil m², estava fechado desde janeiro de 2001.
Entretanto, ele se tornou uma dor de cabeça para moradores da Chácara Inglesa, bairro nobre da cidade localizada na Grande São Paulo. Assim, uma providência acabou sendo tomada.
Mas, segundo informações do G1, ele foi demolido em 2015. Aliás, durante o período que ficou abandonado, o prédio serviu de casa para moradores de rua, usuários de drogas, e etc.

Considerações finais:
Três grandes shoppings do Brasil precisaram fechar as portas de forma oficial. A notícia caiu como uma bomba, visto que milhares de lojistas foram mandados embora. Estamos falando da falência do Marechal Shopping, Best Shopping e Shopping Artur Alvim.
Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.
No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.
A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.
Confira mais matérias sobre falência clicando aqui.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]