Agora

Agora

Falência: A quebra de banco gigante em pleno 2023, desespero e o real MOTIVO do fim

Banco decreta falência (Foto: Reprodução/ Internet)
Banco decreta falência (Foto: Reprodução/ Internet)

A falência do banco gigante gerou o desespero de milhões

Nas últimas semanas, o mercado bancário brasileiro e internacional levou um duro baque! Acontece que um dos maiores bancos em pleno 2023, passou por uma forte crise financeira, não conseguiu se recuperar e teve que declarar falência.

A instituição se trata do Silicon Valley Bank (SVB), considerado uma das maiores companhias dos Estados Unidos. Ela era utilizada por milhões de cidadãos e tinha como destaque a praticidade, da mesma forma que grandes bancos digitais brasileiros, como o Nubank, Inter e o Pan.

A quebra do Silicon Valley Bank (SVB), causou a perda de mais de 100 bilhões de dólares em valor para instituições nos Estados Unidos na última semana, sendo essa a segunda maior falência bancária desde a crise financeira de 2008 que eclodiu com o Lehman Brothers.

Vale destacar que, o caso vem causando muito desespero e preocupações sobre um possível efeito cascata no mercado financeiro, a exemplo do que se deu no passado, com temores de que outros bancos possam ter problemas por conta das altas taxas de juros para combater a inflação.

Silicon Valley Bank (Foto: Reprodução / Internet)
Fachada do Silicon Valley Bank (Foto: Reprodução / Internet)

O que gerou a falência do Silicon Valley Bank (SVB)?

Com 40 anos de fundação, o SVB é um banco especializado em atender startups que tinham dificuldades em obter crédito de grandes bancos. Com 209 bilhões de dólares em ativos e 175,4 bilhões de dólares em depósitos no final de 2022, a instituição era o 16º maior banco dos Estados Unidos.

Veja também

Todavia, com a queda das taxas de juros em 2020 e 2021, a companhia teve um aumento nos depósitos, que foram aplicados em títulos públicos pré-fixados de longo prazo, considerados seguros, porém, com retorno pequeno.

Dessa forma, o problema se agravou ainda mais quando a inflação subiu e o FED adotou uma política monetária austera, elevando a taxa de juros de zero para quase 5%. Esse, sem dúvidas, foi um dos principais fatores que contribuíram para a crise de liquidez e a queda do Silicon Valley Bank.

Silicon Valley Bank foi à falência na última semana (Foto: Reprodução)
Silicon Valley Bank foi à falência (Foto: Reprodução/Internet)

🚨 Casa de Vidro no BBB24? + Fãs de Davi pedem a expulsão de Yasmin Brunet + Jojo recebe convite de Bolsonaro 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA