O QUE ROLOU?!

Falência e calote: O fechamento de grande loja de móveis, rival da Magalu e o prejuízo causado aos clientes

03/07/2024 às 6h00

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Rede de móveis, rival da Magalu, fechou as portas e ainda deixou centenas de clientes no prejuízo (Foto: Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva/Magalu)

Loja tradicional de móveis vista como uma rival da Magazine Luíza e localizada no nordeste brasileiro acabou fechando as portas da noite pro dia, deixando centenas de clientes na mão

O mercado mobiliário desempenha um papel crucial na economia brasileira, gerando empregos e contribuindo com exportações.

Inclusive, inúmeras varejistas se consolidaram com louvor nesse setor sendo reconhecidas até hoje como as maiores referências na hora de montar um lar. Como é o caso de de nomes como a Magazine Luíza, Casas Bahia, Tok&Stok, entre outras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falando nisso, uma dessas marcas que inclusive rivalizava com tais nomes do mercado, acabou tendo um desfecho triste e escandaloso após fechar as suas portas e alegar falência em meados de fevereiro de 2023.

Clientes em pânico

Estamos falando da Sofá Design, uma grande e tradicional loja de móveis, que após cerca de mais de 30 anos se despediu deixando um rastro de prejuízos e até mesmo calote aos clientes.

Continua após o Veja Também

Veja também

Vale destacar que a mesma se localizava na região de Fortaleza, comercializando diversos tipos de móveis e com inúmeras unidades espalhadas em todo o estado nordestino. Porém, segundo o portal Seu Crédito Digital, no dia 04 de fevereiro de 2023 as unidades ainda funcionavam normalmente, inclusive divulgando ofertas e promoções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, as coisas começaram a ficar estranhas a partir do dia 06 de fevereiro de 2023. Isso porque muitos clientes perceberam que duas unidades foram fechadas, da noite para o dia, e um galpão que pertencia a varejista estava completamente esvaziado. 

Dali em diante, a empresa interrompeu a comunicação com os clientes, causando um clima de incertezas e inseguranças ainda muito maior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após uma série de e-mails, mensagens e ligações recusadas, um grupo de clientes resolveu criar um grupo no WhatsApp para publicar possíveis informações para as pessoas que atravessavam pelo mesmo problema.

Ao buscar pelo nome da Sofá Design nos sites de reclamação na internet, na época, era possível visualizar protestos de clientes residentes de Natal, Recife, João Pessoa e Fortaleza. Juntos eles somavam mais de 700 tipos de registros que citam o nome da empresa de móveis. 

Denúncia

Ainda de acordo com o Seu Crédito Digital, diante do ocorrido, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), em conjunto com a Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), abriu uma investigação. O intuito era apurar um se esses relatos se tratavam de um possível caso de estelionato. 

Segundo a nota das autoridades, os clientes que efetuaram a compra de produtos, realizaram o pagamento e não receberam os itens adquiridos, o que configura para a maioria como um calote. Nesse sentido, diante das apurações oficias, mais informações sobre o caso foram detectadas.

Pedido de falência:

Já no dia 21 de março de 2023, a 22ª Vara Cível da Comarca de Natal deferiu o pedido de recuperação judicial do Grupo Sofá Design, empresa que atua no ramo de confecção de móveis sob encomenda.

Segundo comunicado do Grupo: ” o processamento da Recuperação Judicial do Grupo, marco importante para a reestruturação da nossa atividade empresarial, garantindo ainda transparência e legalidade em cada passo desse processo”.

Logo após isso, a Loja Sofá Design soltou em seu perfil oficial nas redes sociais uma nota oficial referente a difícil situação e crise que a empresa atravessava:

Veja abaixo o comunicado na íntegra:

“A loja Sofá Design vem a público comunicar que está passando por um momento de reestruturação organizacional com o objetivo de superar a profunda crise econômica provocada pela intensa alta do preço dos insumos de produção e a rápida elevação das taxas de juros.

A empresa submeterá ao Poder Judiciário pedido de recuperação judicial, além de já ter adotado medidas de diminuição de despesas, a partir do fechamento de lojas deficitárias e a diminuição do seu quadro de funcionários. 

Neste momento, todos os esforços estão concentrados na regularização da fabricação e entrega dos móveis comercializados, honrando com o compromisso assumido com os seus clientes e com uma história de décadas de atuação no Estado do Rio Grande do Norte, com expansão para outros estados brasileiros”

Fora isso ela também deixou um comunicado aos clientes através das suas redes sociais, ainda no dia 01 de março de 2024:

“A SOFÁ DESIGN NATAL comunica aos seus clientes que, a partir da data de 02 de março (amanhã), atenderá individualmente, com data e hora marcada, todos os clientes que estão com itens pendentes de entrega, em espaço destinado para a realização das negociações necessárias para a regularização dos respectivos pedidos.

Pedimos a compreensão de todos os interessados a fim de que a equipe de pós-venda entre em contato diretamente com cada cliente para os referidos agendamentos pelo contato (84) 98111-6488.

Nossa reestruturação nos levou a concentrar a força de trabalho que mantivemos em honrar os compromissos assumidos anteriormente com os clientes, não permitindo que a crise econômica corroa também seu capital de honradez e credibilidade construído ao longo dos 30 anos de trabalho do grupo”

Como ficou a situação da Sofá Design?

Ao procurar a situação da empresa judicialmente neste ano de 2024, deu para constatar que a mesma ainda permanece em recuperação judicial através do site Jus.Brasil.

Porém as reclamações através do Reclame Aqui continuam ocorrendo, e clientes ainda alegam serem vítimas de “calote” como podem ver na imagem abaixo:

Algumas reclamações recentes contra o Sofá Design (Foto Reprodução/Reclame AQUI)
Algumas reclamações recentes contra o Sofá Design (Foto Reprodução/Reclame AQUI)

De acordo com o portal Moveis de Valor, ainda em março de 2023, a advogada do grupo Sofá Design afirmou que os clientes que não receberam os móveis comprados em Salvador (BA), seriam devidamente ressarcidos.

Segundo Sâmoa Martins, as vítimas receberiam os produtos ou o reembolso.

Vale destacar que a delegacia da Pituba, na capital baiana, recebeu mais denúncias contra a loja no dia 10 de março de 2023.

O estabelecimento agora tem 30 queixas registradas pela Polícia Civil apenas em Salvador.

🚨 Urgente: Prisão de global + Sensitiva crava volta de Iza e traidor + Negociação de Tati Machado e SBT    

falência
Magalu
sofá design
Lennita Lee

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.