Deu O Que Falar

Deu O Que Falar

Falência de emissora jovem da TV aberta, uma das maiores do Brasil, deixa o público órfão

Antiga da sede da MTV Brasil (Foto: Reprodução)

A história da TV brasileira possui marcada em sua trajetória um canal que fez a juventude de muitos brasileiros

Os anos 1990 e 2000 foram servidos por um conteúdo jovem, criativo e bem dinâmico através de uma emissora de TV que fazia questão de ditar tendências e replicar aqui tudo aquilo que fazia sucesso fora do país. Para quem não se lembra, a MTV Brasil foi um dos maiores canais da televisão no país e hoje não existe mais da mesma forma que muitos conheceram.

A emissora estreou no Brasil oficialmente em 20 de outubro de 1990, com conceito vindo diretamente dos Estados Unidos, onde surgiu originalmente em 1981. Existiu um enorme diferencial para escalar os profissionais que comandariam atrações na época, já que muitos deles não tinham nenhuma experiência com televisão.

Primeiras estrelas do canal, como Zeca Camargo, Maria Paula e Astrid Fontenelle (Foto: Divulgação/MTV Brasil)
Primeiras estrelas do canal, como Zeca Camargo, Maria Paula e Astrid Fontenelle (Foto: Divulgação/MTV Brasil)

Astrid Fontenelle, Cuca Lazzarotto, Daniela Barbieri, Gastão Moreira, Maria Paula, Rodrigo Leão, Thunderbird, Zeca Camargo e Renata Netto foram os primeiros VJs, como eram conhecidos os apresentadores da MTV Brasil.

A sede ficava em Pinheiros, mas por causa de alagamentos e falta de ar condicionado, a emissora foi realocada para o prédio onde funcionava a TV Tupi, no bairro do Sumaré, zona oeste de São Paulo.

REVELOU TALENTOS

Com o passar dos anos, a MTV Brasil começou a ganhar cada vez mais produções próprias, completamente nacionais, e passou a contratar nomes que hoje em dia são consagrados na televisão.

Veja também

Marcos Mion, Marcelo Adnet, Otaviano Costa, Márcio Garcia, Tatá Werneck, Dani Calabresa, Daniella Cicarelli e Titi Müller foram alguns dos que cresceram na empresa.

Astrid Fontenelle, Zeca Camargo e Marcos Mion surgiram na antiga emissora (Foto: Divulgação/GNT/Band/TV Globo)
Astrid Fontenelle, Zeca Camargo e Marcos Mion surgiram na antiga emissora (Foto: Divulgação/GNT/Band/TV Globo)

CRISE E FALÊNCIA

A emissora começou a passar por problemas financeiros no fim dos anos 2000, e mesmo com várias tentativas para retornar a crítica situação, a marca foi devolvida para a dona Viacom, em 2013. No mesmo ano, surgiu a MTV (Brasil), na TV paga, deixando milhões de fãs órfãos.

Foram pelos menos três gerações que cresceram com o conteúdo jovem da MTV Brasil, assistindo a humorísticos, shows exclusivos, lançamentos de videoclipes e um conteúdo quase todo dedicado à música. Foram várias estrelas brasileiras que colocaram na emissora a responsabilidade de divulgar seus trabalhos.

Integrantes famosos do "Comédia MTV" (Foto: Divulgação/MTV Brasil)
Integrantes famosos do “Comédia MTV” (Foto: Divulgação/MTV Brasil)

🚨 Mãe de Davi diz que filho está se 'segurando' para não trair a esposa no BBB24 + Gu3rra no SBT 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA