TRISTEZA

Falência de uma das maiores emissoras de TV aberta do Brasil impactou e viu notícia ser confirmada


Estúdios da Manchete (Foto: Reprodução/RedeManchete)

A falência da Manchete surpreendeu muitos telespectadores, e principalmente funcionários, que aguardam até hoje indenizações da emissora

A televisão aberta brasileira já contou com uma emissora que unia tudo no mesmo lugar: novelas, telejornais, desenhos infantis e até mesmo transmissões de Carnaval. A Manchete continua no imaginário de milhões de brasileiros, apesar de seu fim, que aconteceu de forma bruta.

O canal fechou as portas no Rio de Janeiro após acumular uma grande quantidade de dívidas, principalmente em relação ao pagamento de funcionários. A mesma empresa que exibiu o sucesso “Pantanal” não conseguiu se manter nos anos seguintes e fechou as portas em maio de 1999.

Em seu último mês de funcionamento, a Manchete devia cerca de seis meses de salário aos 1500 funcionários que trabalhavam em suas instalações, além de ter um grande passivo trabalhista e fiscal, de acordo com a revista Exame.

Responsável por revelar Xuxa e Angélica, a emissora mais gastava do que faturava, principalmente na época em que tentava desenvolver suas novelas no início dos anos 1990.

Foram grandes sucessos, como “Dona Beija” (1986), “Kananga do Japão” (1989), “A História de Ana Raio e Zé Trovão” (1990), “Amazônia” (1991), “Tocaia Grande” (1995) e “Xica da Silva” (1996). Esta última foi o último grande êxito do canal na teledramaturgia.

Veja também

Giovanna Gold e Marcos Palmeira foram Zefa e Tadeu na primeira versão de Pantanal (1990) (Foto: Reprodução / Globo)
Giovanna Gold e Marcos Palmeira foram Zefa e Tadeu na primeira versão de “Pantanal” (1990) (Foto: Divulgação/Manchete)

LEILÃO

Em 2021, a 3ª Vara de Falências e Recuperação Judicial de São Paulo leiloou grande parte do acervo da Manchete, incluindo as fitas das novelas que explodiram na época. O valor cobrado pelos itens chegava a cerca de R$ 5 milhões. De acordo com o Notícias da TV, a dívida da Manchete estava em cerca de R$ 560 milhões naquele ano.

PROBLEMAS AUTORAIS

Os direitos de exibição dessas novelas gerou um grande problema nos anos 2000, quando Silvio Santos decidiu exibir na íntegra a novela “Pantanal”.

Benedito Ruy Barbosa processou o SBT, já que é o detentor de parte dos direitos. Apesar disso, liberou que o neto Bruno Luperi fizesse uma versão para a Globo, em 2022. O folhetim foi um grande sucesso na emissora carioca.

Veja como os estúdios da Manchete se encontram atualmente nesse link.

Imagens de "Pantanal", da Manchete" (Foto: Reprodução/SBT)
Imagens de “Pantanal”, da Manchete” (Foto: Reprodução/SBT)

🚨 BBB24: Separação? Davi deixa Mani de lado e ela estaria arrasada + Bia é contratada pela Globo    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]