TRISTEZA

Falência de uma das maiores emissoras de TV aberta do Brasil impactou e viu notícia ser confirmada

07/03/2023 às 18h38

Por: Paulo Damião
Imagem PreCarregada
Estúdios da Manchete (Foto: Reprodução/RedeManchete)

A falência da Manchete surpreendeu muitos telespectadores, e principalmente funcionários, que aguardam até hoje indenizações da emissora

A televisão aberta brasileira já contou com uma emissora que unia tudo no mesmo lugar: novelas, telejornais, desenhos infantis e até mesmo transmissões de Carnaval. A Manchete continua no imaginário de milhões de brasileiros, apesar de seu fim, que aconteceu de forma bruta.

O canal fechou as portas no Rio de Janeiro após acumular uma grande quantidade de dívidas, principalmente em relação ao pagamento de funcionários. A mesma empresa que exibiu o sucesso “Pantanal” não conseguiu se manter nos anos seguintes e fechou as portas em maio de 1999.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seu último mês de funcionamento, a Manchete devia cerca de seis meses de salário aos 1500 funcionários que trabalhavam em suas instalações, além de ter um grande passivo trabalhista e fiscal, de acordo com a revista Exame.

Responsável por revelar Xuxa e Angélica, a emissora mais gastava do que faturava, principalmente na época em que tentava desenvolver suas novelas no início dos anos 1990.

Continua após o Veja Também

Veja também

Foram grandes sucessos, como “Dona Beija” (1986), “Kananga do Japão” (1989), “A História de Ana Raio e Zé Trovão” (1990), “Amazônia” (1991), “Tocaia Grande” (1995) e “Xica da Silva” (1996). Esta última foi o último grande êxito do canal na teledramaturgia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Giovanna Gold e Marcos Palmeira foram Zefa e Tadeu na primeira versão de Pantanal (1990) (Foto: Reprodução / Globo)
Giovanna Gold e Marcos Palmeira foram Zefa e Tadeu na primeira versão de “Pantanal” (1990) (Foto: Divulgação/Manchete)

LEILÃO

Em 2021, a 3ª Vara de Falências e Recuperação Judicial de São Paulo leiloou grande parte do acervo da Manchete, incluindo as fitas das novelas que explodiram na época. O valor cobrado pelos itens chegava a cerca de R$ 5 milhões. De acordo com o Notícias da TV, a dívida da Manchete estava em cerca de R$ 560 milhões naquele ano.

PROBLEMAS AUTORAIS

Os direitos de exibição dessas novelas gerou um grande problema nos anos 2000, quando Silvio Santos decidiu exibir na íntegra a novela “Pantanal”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Benedito Ruy Barbosa processou o SBT, já que é o detentor de parte dos direitos. Apesar disso, liberou que o neto Bruno Luperi fizesse uma versão para a Globo, em 2022. O folhetim foi um grande sucesso na emissora carioca.

Veja como os estúdios da Manchete se encontram atualmente nesse link.

Imagens de "Pantanal", da Manchete" (Foto: Reprodução/SBT)
Imagens de “Pantanal”, da Manchete” (Foto: Reprodução/SBT)

🚨 Desespero na Record com chegada de global + Fantástico destruído + Climão entre Bia e Eliana     

Globo
Manchete
Pantanal
Paulo Damião

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.