Agora

Agora

Falência decretada: O triste dia e fim de rival da Netflix que sucumbiu após não resistir concorrência

O triste dia e fim que rival da Netflix não resistiu a concorrência (Foto: Internet)

Rival da Netflix não resiste a concorrente e tem triste fim após histórico de sucesso

A Netflix, uma das maiores plataformas de streaming do mundo, conquistou seu lugar entre os gigantes do entretenimento, mas ao longo de sua história, uma rival que parecia imbatível também fez parte da cena.

Estamos falando da Blockbuster, uma rede de locadoras de filmes e videogames, que após uma história de sucesso, decretou falência após não conseguir resistir à concorrência feroz da empresa americana.

Fundada em 1985 por David P. Cook, no Texas, Estados Unidos, a Blockbuster rapidamente se tornou uma das maiores empresas de locação de filmes do mundo, com mais de 9 mil lojas espalhadas por nove países em seu auge.

Contudo, Enquanto a Blockbuster crescia, uma nova rival estava nascendo: a Netflix, criada em 1997 por Marc Randolph, Reed Hastings e Mitch Lowe.

A Netflix começou como um serviço de entregas de DVDs pelo correio, inovando ao substituir as frágeis fitas VHS por DVDs, que eram mais resistentes ao transporte. Esse conceito pioneiro foi um sucesso na época e ajudou a Netflix a conquistar seu espaço.

Veja também

Embora a Blockbuster estivesse em ascensão, a Netflix também estava crescendo em sua própria direção. No entanto, a virada de jogo ocorreu no início dos anos 2000.

Sucesso no Brasil

A Blockbuster no Brasil foi inaugurada em 1995, no bairro Itaim Bibi, São Paulo, e se expandiu rapidamente para diversas cidades do país, tornando-se a maior rede de locação de filmes.

Em 2003, lançou o programa “Turma do Sofá” para crianças, que obteve grande sucesso. Em 2007, as Lojas Americanas iniciaram a compra dos direitos da Blockbuster no Brasil.

A marca Blockbuster foi mantida inicialmente, mas gradualmente as lojas foram sendo convertidas em formato Americanas Express. Em 2017, a marca Blockbuster deixou de ser usada, e a locação de filmes foi descontinuada.

A Americanas também criou máquinas de locação de DVDs e jogos, mas elas foram desativadas em 2016, causando insatisfação entre os clientes devido à perda de créditos, informou o Wikipédia.

O que ocasionou a falência da Blockbuster?

De acordo com a Forbes, entre 2003 e 2005, a Blockbuster perdeu 75% de seu valor de mercado. E em 2011, a rede decretou falência enquanto tentava quitar uma dívida colossal de US$ 1 bilhão.

Nesse mesmo ano, a Blockbuster foi adquirida pela Dish Network em um acordo no valor de US$ 320 milhões, marcando o fim de uma era para a gigante da locação de filmes. Em 2014, todas as lojas da marca foram fechadas, com exceção de uma localizada em Oregon, que permanece até hoje.

O crescimento dos serviços de streaming de filmes, como a Netflix, e a mudança nas preferências do público para o acesso online e sob demanda foram fatores que contribuíram para a queda da Blockbuster.

🚨 Davi vai ser expulso no BBB24? + Ivete é INTERNADA + Jojo é traída e se VINGA

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Ionara Santna

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]