O QUE ROLOU?!

Falência e portas fechadas para sempre: 3 gigantes queridinhas das donas de casa têm fim devastador no país

27/01/2025 às 7h30

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Três varejistas gigantescas deram adeus ao país após anos (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Tv Foco/Lennita/Bing)

Três varejistas queridinhas fecham as portas após anos de tradição e deixam milhares de donas de casa sem chão com a notícia

Não é de hoje que o cenário varejista enfrenta dificuldades e desafios para se manter em pé em meio a crises. No entanto, na década de 90, isso era ainda mais recorrente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal de contas, muitas coisas contribuíam para isso na época, entre elas o período da estabilização da nossa moeda, a qual, entre altos e baixos, acabou devastando gigantes que conquistaram sobretudo o coração de milhares de donas de casa.

Falando nisso, com base no canal do YouTube Raridades e na Folha de S.Paulo, a equipe especializada em economia do TV Foco traz ao menos três casos de varejistas gigantes que, após uma trajetória de sucesso, deram um adeus devastador:

  • Lojas Arapuã;
  • Ultralar;
  • Jumbo Eletro.

Arapuã

Fundada ainda em 1957 na cidade de Lins, interior de São Paulo, por George Wilson Simão Jacob, descendente de libaneses, a Arapuã iniciou suas atividades como uma modesta loja de rádios e televisores.

Ao longo das décadas seguintes, a empresa expandiu-se significativamente, alcançando o auge nos anos 1980 e 1990, com 265 pontos de venda em todo o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Arapuã tornou-se uma referência no setor de eletrodomésticos, oferecendo uma ampla gama de produtos, como aparelhos de som, televisores, refrigeradores e fogões.

Fachada das lojas Arapuã na década de 90 (Foto: Reprodução Internet)
Fachada das lojas Arapuã na década de 90 (Foto: Reprodução Internet)

Suas campanhas publicitárias marcantes e facilidades de financiamento atraíram especialmente a classe média e baixa.

Isso sem falar no slogan “Arapuã, ligadona em você”, o qual se tornou extremamente emblemático na época.

A crise:

Contudo, a partir da segunda metade da década de 90, a Arapuã enfrentou desafios financeiros decorrentes da:

  • Abertura do mercado brasileiro a produtos importados;
  • Aumento da concorrência e dificuldades na gestão;
  • Rápida expansão e a concessão de crédito facilitada.

Esse combo acabou resultando em uma alta taxa de inadimplência, agravando a situação financeira da empresa.

Houve também uma redução drástica do número de lojas e a diminuição de sua linha de produtos, que comprometeram sua sustentabilidade financeira.

Tentaram recuperar judicialmente a empresa desde 1999, mas não obtiveram sucesso, e o juiz decretou a falência em 2003, com o Superior Tribunal de Justiça confirmando a decisão apenas em 2009.

Ao procurar por declarações ou manifestações da Arapuã, as mesmas não foram encontradas. Porém, o espaço permanece em aberto caso queira se manifestar.

Para saber mais sobre a varejista, clique aqui.*

Rede de Lojas Arapuã teve falência decretada nos anos 2000 (Foto: Reprodução/Jornal Globo)
Rede de Lojas Arapuã teve falência decretada nos anos 2000 (Foto: Reprodução/Jornal Globo)

Ultralar

A Ultralar foi fundada em 1956 como uma extensão da Empresa Brasileira de Gás a Domicílio, posteriormente conhecida como Ultragás.

Inicialmente, a loja tinha o objetivo de comercializar fogões a gás, incentivando o uso desse produto no Brasil e, consequentemente, impulsionando a venda de botijões de gás.

Com o sucesso dessa iniciativa, a Ultralar diversificou seu portfólio, tornando-se uma das principais varejistas do país, com ações listadas na bolsa de valores.

Em 1974, a empresa inaugurou seu primeiro hipermercado, o Ultracenter Ultralar, na Marginal Pinheiros, em São Paulo, e posteriormente vendeu-o ao Carrefour.

Ultralar (Foto Reprodução/Internet)
Ultralar (Foto Reprodução/Internet)

A crise:

Nos anos 90, o Grupo Ultra decidiu focar em suas atividades principais de distribuição de gás, desinvestindo em áreas não relacionadas.

O Grupo Susa Vendex comprou a Ultralar como parte da reestruturação, e também controlava as lojas Sandiz e Sears.

Mas, infelizmente, em maio dos anos 2000, a Justiça decretou sua falência após a empresa enfrentar sérias dificuldades financeiras e não conseguir pagar uma dívida de R$ 148,2 mil, conforme noticiado pelo Diário do Grande ABC.

Entretanto, em meio à situação de falência e sem saída, a Ultralar acabou sendo vendida por completo logo para a sua principal rival, a Casas Bahia, que acabou dominando todos os seus pontos de vendas naquele mesmo ano.

Ao procurar manifestações oficiais das mencionadas neste texto, as mesmas não foram encontradas, porém, o espaço permanece em aberto.

Para saber mais sobre a varejista, clique aqui.*

Jumbo Eletro

Por fim, temos a história do Jumbo Eletro, que remonta aos anos 40, quando os fundadores criaram a Eletro Radiobrás no bairro do Brás, em São Paulo.

Inicialmente dedicada à reparação de rádios e pequenos eletrodomésticos, ela passou a comercializar produtos novos, inaugurando uma grande loja de departamentos de sete andares no mesmo endereço.

Em 1971, diversificando suas operações, a empresa inaugurou seu primeiro hipermercado no bairro da Água Branca, em São Paulo.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Jumbo Eletro (Foto: Reprodução / Globo)

Cinco anos depois, enfrentando desafios administrativos e financeiros, os proprietários venderam as operações ao Grupo Pão de Açúcar.

Os supermercados da Eletro Radiobrás foram integrados ao Pão de Açúcar, enquanto os hipermercados adotaram a marca Jumbo Eletro.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Grupo Pão de Açúcar comprou a Eletro Jumbo (Foto: Reprodução/ Internet)

Anos mais tarde, o Grupo Pão de Açúcar reestruturou suas marcas e renomeou o Jumbo Eletro para Extra.

Em 2021, o grupo optou por sair do segmento de hipermercados, vendendo 71 lojas Extra ao Assaí Atacadista.

Ao procurar declarações sobre o ocorrido as mesmas também não foram encontradas. Porém, assim como as demais, o espaço permanece aberto.

Para uma visão mais detalhada sobre essas e outras lojas que marcaram época no Brasil, confira o seguinte vídeo:

Mas, para saber mais informações sobre as varejistas que marcaram a história do país, clique aqui*.

Thumbnail Video Youtube

Em qual década houve mais fechamentos de lojas no Brasil?

De acordo com um levantamento da empresa de inteligência geográfica Cortex, publicado pela Folha de S.Paulo em novembro de 2024, nos últimos dez anos (de janeiro de 2014 a agosto de 2024), foram abertas 11,6 milhões de lojas no Brasil, enquanto 7 milhões foram fechados.

  • O que significa que, para cada 10 lojas inauguradas, aproximadamente 6 encerraram suas atividades. As microempresas representaram 88% dos estabelecimentos que fecharam nesse período.
  • O estudo destaca que, nos anos de 2015 e 2018, houve mais fechamentos do que aberturas de lojas.
  • Em 2015, ocorreram 920 mil encerramentos contra 862 mil inaugurações, e em 2018, 1,14 milhões.

Conclusões:

Em suma, gigantes do varejo brasileiro, como Arapuã, Ultralar e Jumbo Eletro, enfrentaram desafios durante a década de 90.

A abertura do mercado, a concorrência acirrada e a dificuldade em administrar a rápida expansão foram fatores cruciais para a falência dessas empresas que, outrora, dominavam o mercado de eletrodomésticos e hipermercados no país.

falência
lojas de departamento
Varejistas históricas
Varejistas mais amadas do Brasil

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.