Falência e adeus ao Shopping Iguatemi: Fim de varejista nº1 queridinha deixa brasileiros aos prantos

A varejista popular do Shopping Iguatemi teve a falência decretada após anos de história e deixou os brasileiros em desespero com a notícia
O shopping center é o lugar ideal para realização de uma série de atividades. Afinal, em um mesmo lugar é possível encontrar muitas varejistas de diversos segmentos, situação essa que explica a visita de milhões de pessoas diariamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, apesar do sucesso dos centros comerciais e das lojas presentes nesses locais, o fim de varejista nº1 queridinha, chega como uma bomba e deixa brasileiros aos prantos. Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do jornal O POVO, traz maiores detalhes da falência e adeus ao shopping Iguatemi.
Afinal, de qual varejista estamos falando?
Em suma, a varejista em questão se trata da livraria Saraiva. Para quem não sabe, em outubro de 2023, segundo informações do portal G1, da Globo, a 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Capital bateu o martelo e cravou a falência da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, o pedido da nº1 em livrarias do Brasil, acabou sendo feito pela própria empresa no processo de recuperação judicial, em razão de uma dívida astronômica.

Crise
Nos anos antes do fechamento, a Saraiva estava passando por uma série de situações delicadas. Isso porque a empresa amada dos shoppings, que já teve uma média de 100 lojas, estava fechando várias unidades espalhadas pelo Brasil.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Ademais, as últimas 5 livrarias físicas da companhia acabaram sendo fechadas antes do decreto de falência e todos os funcionários foram demitidos. Na época, a dívida acumulada girava em torno de R$ 675 milhões e a empresa possuia uma média de 3 mil funcionários.
Fechamento no Iguatemi
O shopping Iguatemi Bosque, de Fortaleza, acabou sendo um dos locais que teve a loja física da empresa lacrada. A empresa mantinha sua última unidade no Estado na entrada do centro comercial, mas, diante a crise sem fim, colocou um comunicado na porta do estabelecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Prezados clientes, informamos o encerramento das atividades da Livraria Saraiva após 13 anos de muita dedicação. Agradecemos a todos”, disse a nota da varejista.
Ao longo de mais de 100 anos, a Saraiva esteve com o nome sendo considerado a mais tradicional livraria do Brasil. Todavia, a crise trouxe uma situação embaraçosa para a gigante que, não viu outra solução a não ser fechar às portas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerações finais
- A Saraiva, varejista queridinha dos shoppings no Brasil, acabou fechando às portas após mais de 100 anos;
- O pedido de falência foi feito pela própria empresa após tentativas de recuperação judicial;
- A Saraiva, que já teve 100 lojas no Brasil, fechou diversas unidades antes do falecimento e demitiu cerca de 3.000 funcionários;
- Aliás, a última loja da empresa em Fortaleza, no shopping Iguatemi Bosque, teve às portas fechadas com um comunicado de agradecimento aos clientes;
- O fechamento oficial de todas as lojas da varejista se deu em setembro de 2023.
Veja mais detalhes sobre a falência da Saraiva CLICANDO AQUI.
Por que a Saraiva fechou?
Em meio uma dívida astronômica, a empresa esteve envolvida em polêmicas, brigas entre acionistas, renúncia de membros dos seus conselhou e, finalmente, fechou todas as lojas no final de setembro de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]