Agora

Agora

Falência e desespero: Banco quebra e deixa milhares de clientes em CHOQUE em segunda maior quebra desde 2008

Banco teve falência decretada (Foto: Reprodução / Internet)
Banco teve falência decretada (Foto: Reprodução / Internet)

O Brasil não foi o único país afetado pela pandemia

Isso porque inúmeras empresas foram afetadas pelos impactos negativos da pandemia da Covid-19, inclusive instituições financeiras. Nem mesmo um tradicional Banco ficou de fora e teve o pedido de falência decretada.

Segundo, o banco em questão não possui ativos suficientes para cobrir os saques de todos os clientes, uma vez que os fundos já foram utilizados em suas operações regulares.

SAIBA MAIS! Falência decretada em 48 horas: O triste fim de banco gigantesco em país e o desespero de clientes

Isso causa desespero, afinal, se você é cliente de uma instituição e conta que o seu dinheiro está guardado no banco, mas que você não pode sacar a qualquer momento, pois o mesmo acabou usando os seus recursos com outra finalidade, o desespero acaba tomando conta.

Nesse caso, estamos falando do Silicon Valley Bank, que tinha a missão de custodiar mais da metade dos recursos financeiros de todas as startups dos Estados Unidos de acordo com informações do portal G1.

Veja também

A notícia da falência, a segunda maior do setor bancários dos EUA, provocou apreensão entre os clientes do Silicon Valley Bank que não conseguiram movimentar o dinheiro aplicado no banco.

As startups, notáveis por começarem com recursos modestos, muitas vezes sem apresentar lucratividade imediata, atraem, no entanto, investimentos milionários devido às suas propostas inovadoras, repletas de potencial e um crescimento vertiginoso.

Durante um longo período, a instituição bancária concedeu empréstimos com taxas de juros em níveis reduzidos. Porém, há aproximadamente um ano, o Federal Reserve (Banco Central dos EUA) iniciou um ciclo de elevação das taxas de juros como medida de contenção da inflação no país.

Silicon Valley Bank foi uma das maiores falências da história do Estados Unidos (Reprodução: Internet)
Silicon Valley Bank foi uma das maiores falências da história do Estados Unidos (Foto: Reprodução / Internet)

Como é prática comum entre os bancos, eles usam os fundos de seus clientes para realizar investimentos diversos. Contudo, o aumento nas taxas de juros impactou negativamente o desempenho desses investimentos, reduzindo seus retornos financeiros.

A fim de compensar as perdas decorrentes desse cenário, o Silicon Valley Bank se viu obrigado a empreender transações financeiras complexas para manter suas atividades diárias.

No entanto, essas transações resultaram em prejuízos significativos, o que gerou um clima de desconfiança entre seus clientes. Consequentemente, uma corrida para sacar dinheiro foi desencadeada, que no total, totalizaram mais de 43 bilhões de dólares em um único dia.

Silicon Valley Bank (Reprodução/Internet)
Silicon Valley Bank (Foto: Reprodução / Internet)

A FALÊNCIA IMPACTOU O MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO?

No mês de março de 2023, o Banco Central comentou sobre a falência do banco dos Estados Unidos, considerada uma das maiores, desde a época de 2008, e algumas junções que ocorreram nesse período, revelando que tudo isso gerou grandes preocupações.

Diante desse cenário, o Copom (Comitê de Política Monetária), que faz parte do Banco Central, avaliou que a falência do banco norte-americano tem pouco efeito nos países emergentes, como o Brasil.

“O comitê seguirá acompanhando de forma atenta essa situação, analisando os possíveis canais de contágio, mas avalia que o impacto direto sobre os sistemas financeiros domésticos é até o momento limitado, sem mudança na estabilidade ou eficiência”, disse o órgão em comunicado oficial divulgado pelo portal UOL Economia.

Agência fechada do SVB em Menlo Park, na Califórnia (Foto: Reuters via BBC)
Agência fechada do SVB em Menlo Park, na Califórnia (Foto: Reuters via BBC)

🚨 Urgente! Ana Hickmann comete 'crime', Betty Faria humilha Bolsa Família e Bocardi detona

Quem escreve

Diego Laureano

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]