CONFIRA

Falência e reviravolta: Uma das maiores lojas do Brasil consegue se reerguer e volta a atender o público


Loja gigante consegue reverter falência, mas passa por momentos difíceis (Foto: Reprodução/ Internet)

Loja queridinha do Brasil teve falência decretada pela justiça, conseguiu escapar se reerguendo, mas segue em situação delicada

Uma ótima notícia pegou o Brasil inteiro de surpresa. Acontece que uma das maiores lojas do país, que estava falida, conseguiu se reerguer, cravando uma reviravolta em sua falência e voltando a atender o seu público. No entanto, a situação da empresa ainda é delicada. A seguir, você pode conferir todos os detalhes sobre esse assunto e entender a atual situação dessa loja tão querida nacionalmente.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A empresa, querida e amada por todos os brasileiros, voltou a fazer a alegria dos seus milhões de clientes em todo o Brasil. Para quem não sabe, estamos falando da Livraria Cultura, que teve a falência decretada, pela segunda vez, pela justiça de São Paulo em 2023, devido o não cumprimento do plano de recuperação. Mas, como uma grande reviravolta, conseguiu suspensão da decisão judicial e seguiu mantendo atividade no país.

Segundo informações do ‘G1’, cerca de um mês e meio após ter a falência decretada pela justiça, a Livraria Cultura seguiu seu funcionando no Conjunto Nacional, na região da Avenida Paulista. No entanto, o local contava com uma ordem de despejo para a loja, e mesmo tendo recorrido à justiça, agora em 2024 a empresa não conseguiu a suspensão da ordem.

A empresa já teve sua falência decretada por duas vezes (Reprodução: Internet)
A empresa já teve sua falência decretada por duas vezes (Reprodução: Internet)

A unidade acumula dívidas de aluguel que ultrapassam o valor de R$ 15 milhões desde 2020. Assim, com a decisão do juiz de não suspender a ordem de despejo da unidade na Avenida Paulista, a unidade acabou fechando as portas no mês passado. A Livraria Cultura, com muito pesar, se pronunciou sobre o fechamento.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A unidade da Avenida Paulista fechou as portas (Reprodução/Foto: Livraria Cultura/Divulgação)
A unidade da Avenida Paulista fechou as portas (Reprodução/Foto: Livraria Cultura/Divulgação)

Pronunciamento da Livraria Cultura após o despejo

A Livraria Cultura cedeu uma declaração ao ‘G1’, onde informou que a venda dos produtos foi suspensa naquele mês e que apenas o teatro e o restaurante estavam funcionando.

Veja também

Infelizmente, apesar de nossos esforços mútuos, não conseguimos chegar a uma solução viável para ambas as partes. O cenário atual do mercado, especialmente acentuado pelas mudanças no comportamento do consumidor, consolidadas durante a pandemia, tornou a manutenção de uma livraria de grande porte como a nossa neste local desafiadora.

Como resultado, e com vistas à sustentabilidade de nossas operações, foi inevitável tomar a difícil decisão de procurar um novo espaço que se adapte melhor às demandas e realidades atuais do mercado editorial e varejista“, afirmou, em nota.

Comunicado da Livraria Cultura postado em sua rede social (Foto: Reprodução/ Instagram)
Comunicado da Livraria Cultura postado em sua rede social (Foto: Reprodução/ Instagram)

Além disso, vale destacar que, a Livraria Cultura NÃO teve a falência decretada novamente. O que ocorreu foi o despejo da unidade em São Paulo. Sendo assim, a empresa segue ativa e em atividade no Brasil, atendendo os seus clientes com toda excelência e carinho que sempre tiveram, porém, apenas pelo site.

Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?

Segundo informações do portal ‘Vem Pra Dome’, ambos os institutos pretendem a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento. No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa.

Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas. A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.

🚨 Exclusivo: Bia derruba campeões do BBB e Davi 'afunda' + venda da Globo? + Eliana rival de Portiolli         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.