Falência de empresa: O fim de produções de gigante dos eletrodomésticos após ser engolido pela Electrolux

31/05/2024 às 6h45

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Empresa gigante foi à falência após não resistir a Electrolux (Reprodução: Montagem TV Foco)

Uma gigante dos eletrodomésticos teve a sua falência decretava, após a chegada crescente da Electrolux

Uma uma gigante de eletrodomésticos teve a sua falência decretada, em 1999, após perder na concorrência para a Electrolux. A empresa acabou se afundando em uma grave crise e teve que fechar as suas portas.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Em 1945 surgiu no Brasil a Indústria Brasileira de Embalagens, mais conhecida como Ibesa, na cidade de São Paulo. Seu começo foi de bastante expectativa, com dois pontos de venda, um deles a grande Mesbla, na rua 24 de maio.

Esta, por sua vez chegou ao Brasil em 1912, fundada por Louis La Saigne, com sua sede no Rio de Janeiro. Ela empregou mais de 9 mil funcionários, que vendiam praticamente de tudo, como móveis, roupas, utensílios domésticos e até perucas.

Antiga loja Mesbla (Foto: Reprodução - Veja SP)
Antiga loja Mesbla (Foto: Reprodução – Veja SP)

Ao longo dos anos, a Mesbla se tornou uma das gigantes do negócio, mas acabou encarando uma forte crise financeira no final dos anos 90.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A falência da Mesbla

De acordo com o portal ‘Uol’, o problema da loja começou quando surgiram lojas especializadas, como que só vendiam móveis, ou só vendiam eletrodomésticos. Assim, ganharam espaço nos shoppings e chamava mais a atenção dos consumidores.

Veja também

Ainda segundo o site, um dos problemas foi a tentativa de estocar uma grande quantidade de produtos, para torcer por um aumento e maior lucratividade. Porém, com o Plano Real, controlou-se a inflação e isso gerou um enorme prejuízo para a Mesbla.

Mesbla fechou suas portas em 1999 (Reprodução: Internet)
Mesbla fechou suas portas em 1999 (Reprodução: Internet)

Assim, decretou sua falência em 1999, pegando todos os clientes de surpresa com o fundo do poço da marca. Em 2022 a marca retornou ao mercado, mas com tudo voltado ao e-commerce.

Ibesa vendida para a Electrolux

Pouco antes da falência da Mesbla, a Ibesa estava passando por um momento crescente e chamando a atenção de diversos investidores. Até que em 1983 a Electrolux entrou na jogada e adquiriu a marca.

O sucesso foi tão grande que a empresa detém os direitos da concorrente até os dias de hoje. Porém isso ajudou a culminar no fim da Mesbla, já que era uma concorrente no setor de eletrodomésticos.

Sede da Electrolux na Suécia (Foto: Mikael Sjoberg/Bloomberg)
Sede da Electrolux na Suécia (Foto: Mikael Sjoberg/Bloomberg)

Quando a Electrolux foi fundada?

A Electrolux surgiu em 1919, na Suécia, e hoje em dia é a segunda maior fabricante de eletrodomésticos do mundo, em unidades vendidas.

🚨 Didi na Globo + Ana Maria explode em indireta contra Global + Funcionária de Davi DETONA ele e irmã 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.