ADEUS!

Falência e lacrado pela justiça: Hospital colossal é obrigado a encerrar as atividades após 50 anos no RJ

15/06/2024 às 8h20

Por: Taís Araújo
Imagem PreCarregada
Hospital colossal é obrigado a encerrar as atividades após 50 anos no RJ - Foto: Internet

A unidade de saúde gigante do RJ chegou ao fim após mais de 50 anos prestando serviço

É fato dizer que, com o passar dos tempos, tornou-se cada vez mais essencial o cuidado com a saúde. Afinal, novas enfermidades tem chegado para aterrorizar e deixar ainda mais volátil a vida de todas as pessoas. Assim, o que podemos ver diariamente são hospitais e grandes consultórios super lotados.

Mas, até quando o assunto se trata de hospital, nem todos conseguem se manter firmes por muito tempo, como foi o caso de um gigante da saúde do RJ que, teve as atividades encerradas neste ano de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Renomado quando o assunto se trata de tratamento terapêutico, a sede do HSM foi inaugurada em 1969, no município de Itapecerica da Serra (há 25 anos), em São Paulo, muito bem localizada — nas proximidades do Morumbi.

O hospital foi idealizado pelo Doutor Romolo Bellizia, médico reconhecido pelo seu trabalho diferenciado. O grande objetivo do HSM era ofertar um tratamento terapêutico bem orientado e com possibilidades de retorno às atividades de rotina.

Continua após o Veja Também

Veja também

Hospital Psiquiátrico Santa Mônica teve um fim macabro (Reprodução: Internet)
Hospital Psiquiátrico Santa Mônica encerrou as atividades (Reprodução: Internet)

Segundo informações do portal ‘Agência Brasil’, o Hospital Psiquiátrico Santa Mônica, em Petrópolis, RJ, encerrou as atividades no último dia (08) de fevereiro. A informação foi divulgada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que, a situação se deu depois da morte de 15 pacientes na unidade conveniado no Sistema Único de Saúde (SUS) no estado carioca e atendia ao todo 154 pacientes. O MPRJ ainda destacou que, o hospital não oferecia os serviços de saúde mental necessários, além de não respeitar os direitos das pessoas internadas.

Hospital Psiquiátrico Santa Mônica teve um fim macabro (Reprodução: Internet)
Hospital Psiquiátrico Santa Mônica teve a falência decretada (Reprodução: Internet)

“Acho que é um momento muito importante de a gente poder comemorar que estruturas com histórico de aprisionamento e exclusão de pessoas estejam se fechando, por mais que ainda existam esses outros”, relatou Ana Paula Guljor, presidente da Abrasme.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante frisar que, a falência do hospital gigante seu deu não por dívidas, mas, pelo mesmo ter o encerramento das atividades decretado pela Força-Tarefa para Desinstitucionalização de Pacientes Psiquiátricos do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (FT-DESINST/MPRJ).

HSM fechou às portas - Foto: Internet
HSM fechou às portas – Foto: Internet

Qual o melhor hospital público do Brasil?

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP foi apontado mais uma vez como a melhor instituição pública do Brasil na edição de 2023 do ranking anual feito pela revista estadunidense Newsweek, em parceria com a Statisa Inc.

🚨 Urgente: Prisão de global + Sensitiva crava volta de Iza e traidor + Negociação de Tati Machado e SBT    

hospital
Hospital Falência
Taís Araújo

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.