Chocante!

Falência: Maior empresa do Rio de Janeiro não resiste, dá calote em milhares e diz ter sido roubada

12/05/2023 às 17h17

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
Grupo Light maior empresa do RJ está enfrentando dificuldades (Reprodução/Internet)

Empresa carioca Light, está beirando à falência após dificuldades

A companhia elétrica do Grupo Light, do Rio de Janeiro, está enfrentando uma série de desafios em diversos fatores, causando grande preocupação nos clientes e investidores de um possível calote.

No entanto, a empresa é responsável por 70% da energia da cidade carioca, porém a situação se agrava devido à proximidade do vencimento de obrigações financeiras e a incerteza do retorno da renovação da concessão referente a distribuição em 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, um processo de endividamento gigantesco, pode acabar gerando um apagão, já que um dos motivos responsável pelo prejuízo, é o furto de energia que atualmente ultrapassa os 50% do total distribuído e a devolução de valores bilionários em créditos tributários aos consumidores.

Entretanto, afim de se reerguer, ao invés de fazer diretamente na sua subsidiária de distribuição de energia, a Light optou por realizar a estratégia de recuperação judicial na sua holding, para proteger a unidade e preservar a cadeia de pagamentos do setor elétrico, evitando que as distribuidoras de energia não repassem os recursos arrecadados na conta de luz a geradores e transmissores.

Continua após o Veja Também

Veja também

Apesar da a lei 12.767/2012 proibir as concessionárias de serviços públicos de energia elétrica de recorrer aos regimes de recuperação judicial ou extrajudicial, a companhia foi aprovada pelo Governo, e ficará em um período de 30 dias sem pagar suas dívidas, e até mesmo podendo estender esse tempo para 60 dias, iniciando uma mediação com credores, usando dispositivos da Lei de Falências em uma medida de pré-recuperação judicial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que pode acontecer, caso a empresa não se recupere?

No caso da companhia não ter sucesso em seu processo judicial, todos que investiram na empresa e aqueles que contataram seus serviços, correm i risco de perde tudo, ou seja, investimentos congelados.

Grupo Light (Reprodução/Internet)
Grupo Light (Reprodução/Internet)
Funcionário da companhia (Reprodução/Internet)
Funcionário da companhia (Reprodução/Internet)
Empresa de energia elétrica do RJ (Reprodução/Internet)
Empresa de energia elétrica do RJ (Reprodução/Internet)

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Carlos Alberto expõe afastamento de Silvio Santos + Davi vive novo inferno + Desfecho de Tralli na Globo    

empresa de energia
grupo light
light
Rio de Janeiro
Luiza Lefundes

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.