Falência: confira tudo sobre quebra de empresas

Falência: confira tudo sobre quebra de empresas

Contas esvaziada e falência: O fim decadente de um dos bancos mais famosos do Brasil e milhões órfãos

Falência de Banco (Foto: Reprodução, Montagem, TV Foco)
Falência de Banco (Foto: Reprodução, Montagem, TV Foco)

O Brasil parou quando um dos seus maiores bancos, que se destacava dos concorrentes por investir em ações diferentes, teve sua falência decretada

O ano de 1995 ficará marcado para ex-correntistas e amantes do esporte e da ousadia pela falência de famoso banco A instituição destacou-se no mercado brasileiro por seu pioneirismo em marketing esportivo em uma época em que pouco se falava e se via estas iniciativas. A marca da instituição ganhou força quando passou a patrocinar o piloto Ayrton Senna e o Jornal Nacional, da Rede Globo.

Fundado em 1944 pelos irmãos José e Waldomiro Magalhães Pinto, o Banco Nacional confirmou a estratégia de investir em esportes ao colocar sua marca no uniforme de Vasco e Fluminense nos jogos finais do Campeonato Brasileiro de futebol de 1984. No entanto, toda ousadia do banco fez com que a marca, até hoje associada ao maior ídolo do automobilismo nacional, ganhasse o respeito e o carinho dos brasileiros.

O Banco Nacional teria utilizado um jogo de Ponzi que o levou à falência em 1995 com prejuízo de 581% sobre o seu valor contábil. A fraude cometida pela instituição financeira só foi descoberta pelo Banco Central (BC) sete anos depois. Contudo, no final, o governo arcou com maior parte do prejuízo.

O que aconteceu após a falência?

Após a falência, os ativos do Banco Nacional foram adquiridos pelo Unibanco (hoje Itaú) e os passivos ficaram para o Banco Central. Este processo, porém, não parece ter arranhado a marca, mesmo após ser eliminada pela do Unibanco. “Quando a empresa fecha as portas, sua marca se deteriora porque ela perde a referência principal. Isso não acontece com o Banco Nacional pois a marca ainda tem esta referência”, acredita Boschi.

A principal diferença do Banco Nacional com relação às outras instituições financeiras da época foi investir em ações diferentes. “Era um banco muito agressivo ao fazer marketing numa época em que no Brasil esta disciplina era embrionária. Lembro deste tipo de ação feita quando não havia uma estratégia ou ação de marketing bem estruturada”. Afirma o professor de branding da ESPM-RJ, por fim.

Veja também