É o fim!
Falência, lojas fechadas e abandono: O fim devastador de 3 shoppings populares em SP após 14 anos
01/09/2024 às 20h15
Shoppings paulistas se despendem de seus clientes após decretarem falência e fim de atividades
Consumidores de São Paulo se despedem de 3 shoppings gigantescos e muito amados, após o estabelecimentos serem devastados com lojas fechadas, abandono de donos e falência decretada, com funcionários sendo demitidos um por um durante o processo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, vamos falar do Shopping Artur Alvim, situado em SP, foi popularmente conhecido como Coquinho, uma referência aos coqueiros que ficavam posicionados na entrada, era um dos grandes centros comerciais da região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com as informações do portal Assuntos Criativos, o centro de compras foi inaugurado no início da década de 90 e foi fechado e abandonado em 1994. Há muitas especulações do porque, e a teoria mais aceita e divulgada é que nessas compras as lojas foram vendidas separadamente para cada lojista, e não alugadas, como tradicionalmente é feito.
Desse modo, não demorou muito e o shopping acabou fechando suas portas, pois os donos das lojas acabaram não pagando, o IPTU nem a taxa de condomínio, levando assim o shopping a uma dificuldade muito grande.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Calote milionário e lojas fechadas: Falência confirmada de supermercado, rival do Carrefour, após 69 anos
● Falência: Operadora de CELULAR deixa rombo de R$ 100 milhões e clientes na rua da amargura
● Veredito da ANS: Plano de saúde tem falência exposta por Bocardi na Globo após 45 anos
Outro shoppings que também fechou as portas, foi o Marechal Plaza, situado em São Bernardo do Campo, que publicou um comunicado inesperado sobre o término das operações em fevereiro de 2024, segundo o portal Diário do Grande ABC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, o anúncio do local causou surpresa e preocupação entre os comerciantes, impactando significativamente as perspectivas futuras de suas atividades comerciais.
O shopping foi inaugurado em dezembro de 2004 e desde sua inauguração, firmou-se como um marco na área. Com isso, o encerramento afetou não somente os comerciantes mas também a comunidade local, que viu desaparecer um importante ponto de convívio social e entretenimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, vamos falar do Best Shopping, localizado em São Bernardo do Campo, cidade do estado paulista. O gigantesco empreendimento inaugurado em 1986, costumava atrair uma média de 5 mil pessoas por semana e até 10 mil nos fins de cinema, com lojas, cinemas, restaurantes, três andares com 8 mil metros quadrados.
No entanto, apesar de todo o seu sucesso na cidade, o shopping teve que enfrentar um pedido do desafiador por quatro anos consecutivos. Das 193 lojas originalmente abertas no local, 43 permaneceram funcionamento até julho de 1999.
Isso porque o estabelecimento teve dificuldades financeira, além da prefeitura ter fechado o prédio devido à falta de alvará do Corpo de Bombeiros, segundo o portal G1.
Desde então, as salas de cinema foram completamente abandonadas, e a área de alimentação não chegou nem a ser completamente ocupada.
Sendo assim, o fechamento oficial do shopping resultou na perda de empregos para cerca de 200 funcionários que trabalhavam nas lojas, manutenção do espaço e na segurança, culminando no encerramento total por volta de 2001.
Após 14 anos, em 2015, o edifício foi finalmente demolido e permaneceu abandonado, servindo como abrigo para moradores de rua, usuário de drogas, skatistas, pichadores, grafiteiros e diversas outras pessoas.
Qual é o maior Shopping de São Paulo?
O Shopping Aricanduva é o maior de São Paulo, com 284.701 metros quadrados. O estabelecimento conta com a área de compras e lanches de diversos empreendedores, além de grandes lojas âncoras como Casas Bahia, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Marisa e outras de grande porte e relevância.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.