Agora

Agora

Situação precária e falência: o triste fim de um dos bancos mais famosos do Brasil, que não resistiu à crise

Famoso banco teve falência declarada - Foto: Reprodução/Internet
Famoso banco teve falência declarada - Foto: Reprodução/Internet

O banco fechou às portas após anos de funcionamento

Com a modernização dos tempos, diversas tecnologias tem surgido para ajudar ainda mais a população mundial. Os bancos, aliás, tem sido favorecidos com isso e usado meios ainda mais eficazes de movimentar o dinheiro.

Contudo, além do sucesso de muitas instituições, há também o fracasso de outras. Exemplo disso é a falência de uma famosa companhia financeira brasileira.

O Nacional, originalmente Banco Nacional de Minas Gerais, foi uma instituição fundada pelo ex-governador de MG, José de Magalhães Pinto e seu irmão, Valdomiro de Magalhães Pinto.

A companhia, criada em 1944, se destacou na época de sua fundação por muitas características, como o pioneirismo em marketing esportivo, como o famoso patrocínio ao piloto Ayrton Senna. Mas, o que parecia perfeito acabou se afundando aos poucos.

Acontece que, em 1988, foi identificada a situação precária do Nacional. Na época, uma equipe foi contratada para reverter a situação, mas, o plano não funcionou. Diante disso, na primeira metade da década de 1990, a instituição sofreu uma intervenção do Banco Central do Brasil, por conta de sua insolvência.

Veja também

Mesmo falido, até hoje as pessoas guardam memórias positivas da companhia. “A imagem que temos de um banco é de algo ruim, que nos cobra no final de cada mês, mas o Nacional conquistou posição interessante principalmente quando originou o nome do Jornal Nacional”, relatou um ex-cliente do banco.

Banco Nacional chegou ao fim - Foto: Reprodução/Internet
Banco Nacional chegou ao fim – Foto: Reprodução/Internet

O que aconteceu com os clientes do Banco Nacional?

Depois da falência, os ativos da instituição foram adquiridos pelo Unibanco, hoje Itaú, e os passivos ficaram para o Banco Central. O processo, porém, não parece ter arranhado a marca, mesmo após ser eliminada pela do Unibanco.

“Quando a empresa fecha as portas, sua marca se deteriora porque ela perde a referência principal. Isso não acontece com o Banco Nacional, pois a marca ainda tem esta referência”, alegou um usuário da instituição.

🚨 Davi vai ser expulso no BBB24? + Ivete é INTERNADA + Jojo é traída e se VINGA

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Kelves Araújo

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]